Basf recebe prêmio por tecnologia para chapas moldáveis de fibra de madeira 3D

Premiação denominada materialPREIS 2018 da biblioteca de materiais raumPROBE, nomeia os melhores materiais de design e arquitetura

Publicado em 25 de julho de 2018 | 15:32 |Por:

A Basf recebeu o prêmio materialPREIS 2018, da biblioteca de materiais raumPROBE com as chapas moldáveis de fibra de madeira 3D (3MF), fabricadas com a tecnologia de dispersão acForm, em cerimônia realizada na “Haus der Wirtschaft” em Stuttgart, na Alemanha. O novo desenvolvimento ficou em primeiro lugar na categoria “Processo”, por fornecer ao setor moveleiro e design de interiores um compósito de armazenamento estável que pode ser processado por meio de moldagem quente.

Diferente das chapas termofixas convencionais, o novo compósito de madeira da empresa permite pós-moldagem e a superfície pode ser estruturada em curtos ciclos usando equipamentos padrões de moldagem de mobiliário. Eles têm como base a nova tecnologia de ligantes da Basf, a acForm. Esse sistema inovador pode ser usado nas linhas de produção padrões de chapas de fibra de madeira, sem qualquer restrição em termos de produtividade.

Divulgação BASF

Chapas moldáveis de fibra de madeira 3D

As chapas são fabricadas com a tecnologia de dispersão acForm

Devido à composição específica de ligante e fibra, o compósito permite que os três eixos espaciais sejam formados ao mesmo tempo. Os resultados são componentes sofisticados, bem estruturados ou curvados. Além disso, o acForm define novos padrões de segurança no local de trabalho, já que não há adição de formaldeído ao sistema. Assim, não é necessário nenhum custo adicional para atender às rigorosas exigências normativas.

“O prêmio mostra mais uma vez os grandes benefícios oferecidos pelo sistema de ligantes acForm. Ou seja, uma grande variedade de opções de design para áreas de aplicação. Ao mesmo tempo, a tecnologia presente nas chapas moldáveis de fibra de madeira 3D, o 3MF, permite maior produtividade para nossos clientes, se comparada aos processos convencionais”, explica o chefe de marketing de dispersões para a área de impregnação de fibras da Basf na Europa, Oriente Médio e África, Thorsten Habeck.

O materialPREIS premia novos materiais de construção para design e arquitetura, reconhecendo as inovações na área de superfícies e coleções especiais, processos inovadores e uso sustentável de materiais, que vem ganhando cada vez mais destaque no setor. O raumPROBE é um banco de dados profissional para materiais, revestimentos e acabamentos.

Segundo prêmio das chapas moldáveis de fibra de madeira 3D

Essa é a segunda vez que a nova tecnologia é vencedora, já que em 2017, as chapas moldáveis de fibra de madeira 3D com acForm receberam o Prêmio de Inovação AVK (Federação Alemã de Plásticos Reforçados) no Congresso Internacional de Compósitos, em Stuttgart.

O conceito foi validado junto a empresa Lightweight Solutions GmbH, que processa, usando uma tecnologia própria de moldagem por compressão, os mais modernos tipos de materiais em objetos moldados. “Desde a introdução oficial do material 3MF, em meados de 2017, a Lightweight Solution já conquistou vários projetos comerciais. Isso aconteceu junto com a OEMs de renome na indústria moveleira, além de um primeiro projeto comercial no segmento de esportes e estilo de vida”, afirma o CEO da Lightweight Solutions GmbH, Michael Schäpers.

– Feira do setor moveleiro da China acontece em setembro

O profissional também acrescenta alguns dos benefícios em trabalhar com esse tipo de material. “Mudando para este material inovador, conseguimos reduzir a taxa de resíduos de 20% para 0%, sempre oferecendo a qualidade desejada pelo cliente final”, comemora.

(com informações de assessoria)

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas