Quase 70% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday

Conforme estudo da GfK em parceria com a Vivo Ads, desde 2016, novembro está superando o volume de vendas de dezembro

Publicado em 17 de novembro de 2017 | 17:11 |Por: Érica da Costa Diniz

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De acordo com estudos realizados pela GfK, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, em parceria com a Vivo Ads, 69% dos brasileiros pretendem comprar no período da Black Friday deste ano. O levantamento foi feito em nove capitais brasileiras, com mais de 1,5 mil entrevistados, de faixa etária entre 18 e 55 anos.

Conforme o estudo, o gasto médio que o consumidor deverá desembolsar na Black Friday está na faixa dos R$ 710, sendo que 81% dos que pretendem comprar devem gastar entre R$ 300 e R$ 1.000. Os outros 19% afirmam que pretendem gastar acima de R$ 1.000. “Sem dúvida é uma expectativa muito boa para o comércio”, afirma a diretora de negócio da GfK, Gisela Pougy.Black Friday - pretensão de compra - Divulgação Estudo GfK e Vivo Ads

De acordo com ela, desde 2016, o mês de novembro, por conta da Black Friday, já supera dezembro no volume de vendas de bens duráveis, 38% em novembro contra 29% em dezembro. Outra constatação do estudo foi que dos consumidores que pretendem compram na Black Friday, 68% afirmou estar disposto a comprar produtos eletrônicos, 39% a compra de roupa e acessórios e quase 9% pretendem comprar alguma viagem.

Entre as justificativas dadas pelos entrevistados, 58% disseram que o motivo era “comprar o que preciso pagando menos”, 21% alegaram “antecipar as compras do Natal pagando menos” e para 20% deles “comprar pagando menos, mesmo não precisando”.Black Friday - Gastos - Divulgação Estudo GfK e Vivo Ads

Para Gisela, as justificativas reforçam a ideia de que a Black Friday realmente se consolida como uma data onde tem a oportunidade de se comprar mais barato. “As respostas que recebemos atestam que a Black Friday virou, de fato, uma data onde o consumidor tem mais segurança de que pagará menos pelos produtos do que em outras datas. Ela, verdadeiramente, se firma como uma das datas mais importantes para o calendário do varejo brasileiro”, assegura a diretora.

 – Três em cada dez empresas participarão da data

Uma das principais conclusões do estudo, aponta o quanto uma das mais tradicionais datas do calendário do comércio, o Natal, vem perdendo força para a Black Friday. “Desde 2014, seguimos monitorando o desempenho do volume de vendas dessas três datas, novembro com Black Friday, dezembro com Natal e janeiro com saldão. Desde o ano passado, novembro superou dezembro, com 38% contra 29%, em volume de vendas e acreditamos que isso se consolide ainda mais esse ano”, pondera à executiva.

Black Friday - datas festivas - Estudo GfK e Vivo Ads

O estudo também quis saber em quais canais os consumidores pretendem fazer suas compras. Os resultados foram distribuídos de forma equilibrada, o que permite concluir que a Black Friday já não é só uma data de compras online. 39% dos entrevistados disseram que pretendem comprar em lojas físicas, 25% fazem suas compras online e 33% disseram que fariam em ambos os canais.

(com informações de assessoria)


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