Brasil fica na 69ª posição no Índice Global de Inovação

Em 2011, o Brasil ocupava a 47ª posição, melhor colocação já registrada para o País na história da pesquisa

Publicado em 22 de junho de 2017 | 9:00 |Por: Pedro Luiz de Almeida

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Em um grupo composto por 127 países o Brasil figura na 69ª posição dos mais inovadores. A análise é do Índice Global de Inovação, divulgado no dia 15 de junho, na Suíça, pela Universidade Cornell, a escola de negócios Insead e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi).

Shutterstock

Índice Global de Inovação

Este ano, o Brasil sediará pela primeira vez o Fórum do Índice Global de Inovação

“Como a América Latina e especialmente o Brasil estão retornando às taxas de crescimento positivas, é importante estabelecer as bases para um desenvolvimento impulsionado pela inovação, principal objetivo da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI),” destaca Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

80% das indústrias optam pela terceirização

Em 2011, o Brasil ocupava a 47ª posição, melhor colocação já registrada, entretanto caiu para a 69ª em 2016, mantendo a mesma colocação em 2017. A posição geral só não é pior do que a aferida em 2015, em que o Brasil ocupou o 70º lugar.

O País, apesar de ser a maior economia da América Latina e do Caribe, ocupa a 7ª posição no ranking regional do  Índice Global de Inovação (dentre 18 países), sendo o Chile considerada a nação mais inovadora da região.

Índice Global de Inovação
A cada ano, o Índice Global de Inovação estuda diversos indicadores, desde registros de patentes, despesas em educação, instrumentos de financiamento, entre outros, para construir o ranking. Pelo sétimo ano seguido, a Suíça ocupa o topo da lista. Suécia, Países Baixos, Estados Unidos e o Reino Unido completam os cinco primeiros lugares do ranking.

Em 2017, o Brasil sediará pela primeira vez o Fórum do Índice Global de Inovação, no dia 27 de junho, primeiro dia do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

(Com informações do Portal da Indústria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile