Especialista do Google dá dicas exclusivas ao varejo sobre a Black Friday

Google AdWords, campanhas de marketing e ações em mídias sociais são algumas das estratégias da head de performance Fabianne Chuster, para o evento deste ano

Publicado em 31 de outubro de 2017 | 16:14 |Por: Ricardo Heidegger

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O e-commerce brasileiro obteve um volume de 2,92 milhões de pedidos na Black Friday de 2016. A média consistiu em 34 pedidos por segundo em apenas 24 horas. Para não perder oportunidades, os varejistas precisam estar atualizados e atentos antes que a correria comece. Com isso, as campanhas de marketing são ferramentas essenciais em uma data tão eletrônica.

Pensando nesse pessoal que trabalha intensamente nos bastidores para ajudar empresas a vender cada vez mais, a equipe de estrategistas do Google está produzindo e publicando textos e vídeos com dicas detalhadas sobre como usar as ferramentas do navegador para tirar o máximo proveito da Black Friday.

A head de performance do Google, Fabianne Chuster, reafirma as campanhas de marketing do Google, que funcionam por meio da ferramenta do navegador chamado de Google AdWords, o que se assemelha ao “links patrocinados” que eram visto na internet. Além disso, a marca atua com vídeos que são direcionados exclusivamente para o Youtube, fornecendo uma grande gama de possibilidades e soluções para o varejo.

Textos e Vídeos

Segundo a profissional, a empresa possui um grupo de estrategistas que trabalham com seus maiores clientes. “Temos um bom conhecimento no quesito prático de ajudar esses clientes a atingirem o melhor resultado possível dentro da plataforma. Aquele investimento que ele fez, terá o máximo de retorno, e quando falamos de varejistas, estamos dizendo de vendas efetivamente. Esses mesmos estrategistas, tem acesso às pessoas que desenvolvem essas plataformas no Google”, salienta Fabianne Chuster.

Uma oportunidade foi percebida dentro do Google, para assim ser implantada em época de Black Friday. “Vimos que temos ótimas dicas para passar para um público que faz a utilização da ferramenta no momento da compra. Produzimos esse conteúdo junto à uma equipe de pesquisa de mercado, e juntamos no site. Nesse site você encontra todo o conteúdo reunido”, comenta a profissional.

Divulgação

Black Friday

Além do material de marketing lecionado pelo Google, outros três vídeos estão em produção, sendo disponibilizados até o final da Black Friday

Com um trabalho de pesquisa, e uma revisão dos últimos cinco anos de Black Friday no Brasil, a demanda dos clientes e assim por adiante são demonstrados. O material de elaboração teve conclusão demorada, mas agora está disponível para todos consultarem gratuitamente.

“Temos a parte de conteúdo de otimização de compras, que consistem em artigos e vídeos que publicamos semanalmente. Já publicamos vídeos de dicas sobre shopping, basicamente explicando o modo de privilegiar, explicando até o passo-a-passo que o varejista precisa trilhar para ter uma boa visibilidade do produto, ter um investimento competitivo entre outros”, comenta a head de performance, que também cita outros dois vídeos que dizem respeito ao display da empresa, com anúncios gráficos, e outro sobre sugestões de configuração de pesquisa.

O Google tem desenvolvido uma série de inovações, uma delas é o “Machine Learning”, ferramenta que serve para que o próprio computador aprenda a servir as peças para quem tem mais afinidades com esse tipo de produto. Outros três vídeos estão em produção, e que serão disponibilizados até o final da Black Friday. O material irá falar sobre audiências do Google, uma ferramenta que serve para várias pesquisas do cliente.

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Por exemplo, na indústria moveleira, a empresa trabalha com uma série de públicos que é interessante em sua visão. Desde mulheres até casais e outros cenários, identificam o momento que o cliente se encontra, mostrando o caminho que o marketing deve traçar. Complementando a estratégia, aulas sobre o Youtube para clientes que tiverem a possibilidade de gravar vídeos para mostrar sua marca e seus diferenciais é outro diferencial. Além disso, dicas para quem possuí aplicativos serão lecionadas.

Práticas no Varejo

A orientação que o Google tem em relação as melhores práticas da Black Friday é focado em campanhas de mídia. Segundo Fabianne Chuster, para que os varejistas tenham uma proposta de produtos clara para essa data, além de que eles negociem bons preços, a mídia sozinha não funciona, então ela deve estar inserida em um ambiente que tenha tudo operando em volta de uma sinergia.

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“A primeira coisa é, entender claramente qual é o seu público, desenvolver esses produtos que irei ter para a Black Friday, além da evidente pesquisa de preço. Esta data está muito atrelada a uma carga grande de descontos. Com o evento cada vez mais maduro no país, os clientes vem criando uma lista de desejos para a data, acompanhando o preço ao longo do tempo, para ver se realmente abaixou para assim adquirir aquele produto”, cita a profissional.

No pré-Black Friday, outra questão a ser bem trabalhada é a da mídia. “Recomendamos que os varejistas tenham uma página no site deles, para coletar e-mail dos clientes, marcando os que visitam a página, para depois ativarmos eles novamente com nossas estratégias de campanha de mídia. A partir daí, vamos para as dicas de configuração e partes mais técnicas, para atingir da melhor maneira possível”, finaliza a head de performance do Google, Fabianne Chuster.

Dicas do Google para a Black Friday

Toda semana, até o esperado dia, os especialistas compartilham conteúdo especializado, no estilo tutorial, explorando toda a experiência adquirida nas últimas cinco Black Friday’s, e sugerindo as melhores práticas para os clientes da empresa. Entre os temas estão, a plataforma que já vem com dois guias passo-a-passo em vídeo, sobre como usar o Google Shopping e a Rede Display do Google. A lista de assuntos também inclui soluções relacionadas à busca, como estrutura e audiências, YouTube e aplicativos. Para acompanhar as publicações, basta acompanhar o site oficial do Google para a Black Friday.

(com informações de assessoria)


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