Da véspera da Black Friday à Cyber Monday, faturamento do e-commerce atinge R$ 3,2 bilhões

Fim de semana e segunda-feira também registraram forte movimento e alta do faturamento no período foi de 8,7% na comparação com 2016

Publicado em 30 de novembro de 2017 | 18:01 |Por: Thiago das Mercês

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De 23 a 27 de novembro, o faturamento no e-commerce atingiu a marca de R$ 3,2 bilhões, alta de 8,7% ante o mesmo período de 2016, quando o montante foi de R$ 2,9 bilhões. De acordo com a Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, o número de pedidos aumentou 16,1%, de 5,2 milhões para 6,1 milhões, enquanto o tíquete médio retraiu 6,4%, de R$ 555 para R$ 520. O período abrange, desde a véspera da Black Friday (24), até a Cyber Monday (27).

Considerando os resultados apenas da segunda-feira, houve uma alta de faturamento de 6%, de R$ 291 milhões para R$ 308,5 milhões, com alta de 22% no número de pedidos, de 591 mil para 721 mil, e queda ainda maior no tíquete médio, de 13,2%, de R$ 492 para R$ 428. “A Cyber Monday está ganhando força como data tradicional de descontos. O recuo no tíquete médio mostrou que os varejistas ampliaram suas ofertas e aumentaram os descontos do produto”, afirma o CEO da Ebit, Pedro Guasti.

– E-commerce tem boas perspectivas no Brasil e na América Latina

Neste ano, além da segunda-feira, outro destaque foi a quinta-feira (23), véspera da Black Friday, que também concentrou muito mais vendas na comparação com 2016. “O conjunto de fatores, que inclui a antecipação das ofertas, sites com poucas falhas e consumidor já realizando compras no final da tarde de quinta-feira, resultou num pico de vendas das 18h às 23h59 na véspera da Black Friday, horário no qual a Ebit registrou o maior crescimento em comparação ao ano anterior”, explica o COO da Ebit, André Dias.

A Black Friday, principal dia de ofertas, gerou faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce em 2017, alta de 10,3% em comparação aos R$ 1,9 bilhão registrados no mesmo período do ano passado*. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 3,1%, de R$ 580 para R$ 562, na comparação entre os períodos.

Confira o resultado consolidado do período (23 a 27/11):

Quinta a segunda Pedidos Faturamento Tíquete Médio R$
2017 6,1 mi 3,2 bi 520
2016 5,2 mi 2,9 bi 555
variação % 16,1% 8,7% -6,4%

Confira o ranking das principais categorias da Black Friday por volume de faturamento e pedidos, respectivamente, no período:

Categoria Share – faturamento
1)      Eletrodomésticos 22%
2)      Telefonia / Celulares 22%
3)      Eletrônicos 16%
4)      Informática 9%
5)      Casa e Decoração 7%
Categoria Share – pedidos
1)      Eletrodomésticos 15%
2)      Moda e Acessórios 13%
3)      Telefonia / Celulares 11%
4)      Perfumaria e Cosméticos / Saúde 11%
5)      Casa e Decoração 10%

*Os dados apresentados pela Ebit referem-se ao montante faturado pelo e-commerce nos dias 23 e 24 de novembro. Por conta de uma recente mudança de metodologia e aumento na antecipação de compras ocorrida este ano na véspera da Black Friday dia 23 de novembro, a Ebit irá, a partir de agora, divulgar o resultado agregado de quinta e sexta-feira, como já ocorre em outros países, como Estados Unidos.


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