Artecola retoma liderança como empresa mais internacionalizada

Empresa reconquistou liderança do ranking FDC e manteve sexto lugar no âmbito geral

Publicado em 17 de outubro de 2017 | 14:18 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Artecola Química, responsável pela fabricação de adesivos e laminados especiais foi considerada a empresa mais internacionalizada do Brasil entre as que registram faturamento atual de até R$ 1 bilhão. Os dados são do ranking FDC das multinacionais brasileiras 2017, elaborado pela Fundação Dom Cabral. De acordo com os estudos a posição de liderança foi retomada graças ao crescimento no índice de internacionalização que passou de 0,607 (quando ela ocupava a segunda posição) para 0,619. No âmbito geral, a Artecola manteve o sexto lugar.

Divulgação Artecola

Artecola química - Pres. executivo Eduardo Kunst - Divulgação Artecola Química

Presidente-executivo da Artecola Química, Eduardo Kunst

Segundo a diretora executiva da Artecola Química, Lisiane Kunst “a internacionalização foi uma estratégia definida ainda em 1997, e de lá para cá temos crescido em nossa presença internacional, além de conquistar importantes resultados frente às instabilidades econômicas que vivemos no Brasil”, diz.

Realizado anualmente desde 2006, o ranking FDC das multinacionais brasileiras apresenta um levantamento anual sobre o grau de internacionalização e avalia também a trajetória das multinacionais brasileiras, suas estratégias internacionais e os resultados alcançados.

Os principais objetivos do estudo são: conhecer aspectos particulares das estratégias globais das transnacionais brasileiras e ordená-las de acordo com o grau de internacionalização; explorar novas questões de pesquisa, abrangendo temas de interesse da comunidade empresarial e acadêmica; expandir a compreensão do processo de internacionalização e entender as principais demandas e desafios das empresas; e traçar tendências de internacionalização das empresas brasileiras.

Empresa aumenta fábrica em Caxias do sul e firma parceria

O conhecimento gerado pelo ranking FDC das multinacionais brasileiras é disponibilizado anualmente para as empresas, empresários, executivos, instituições governamentais e comunidade acadêmica.

Metodologia

Para conhecer o índice de cada marca a FDC, faz um levantamento do volume de ativos, receitas e número de funcionários de uma empresa no exterior. Depois disso, é feito o mesmo cálculo com os dados dentro do Brasil. O quociente dessa divisão é o índice de internacionalização de uma empresa.

Participam dessa pesquisa as empresas com capital e controle predominantemente brasileiro, com atividades internacionais de manufatura, montagem e prestação de serviços ou que possuam centros de pesquisa e desenvolvimentos, agências bancárias, franquias, escritórios comerciais, depósitos e centrais de distribuição em outros países.

Artecola Química

Com quase 70 anos de história, a empresa apresenta o segundo maior Market Share da América Latina e lança mais de 100 novos produtos por ano. A Artecola opera com 11 plantas produtivas no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, bases de onde se estende para 20 países na América Latina. Além de ser considerada a sexta empresa brasileira mais internacionalizada, também é referência em inovação: entre os destaques, é vencedora do Prêmio Finep de Inovação e está entre as 22 selecionadas para integrar o livro “Inovar é Criar Valor”, lançado pelo Movimento Empresarial pela Inovação (MEI).

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile