Dez principais tendências globais de consumo em 2019

Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, lançou o mais recente relatório anual sobre as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019

Publicado em 15 de janeiro de 2019 | 15:27 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

A Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, lançou o mais recente relatório anual sobre as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019, revelando as tendências emergentes deste ano que abordam os novos valores e hábitos dos consumidores e como este novo comportamento está afetando os negócios globalmente. “A inteligência é o fio condutor que une todas as tendências em 2019. Em um mundo cheio de opções, as necessidades e desejos dos consumidores estão mudando rapidamente”, diz a diretora de estilos de vida na Euromonitor International, Gina Westbrook. Confira uma breve descrição de cada uma das tendências:

1 – Agnóstico em relação à idade

Os conceitos sobre a velhice estão mudando. À medida que as pessoas vivem por mais tempo e cuidam melhor de si mesmas, os consumidores mais velhos sentem e querem ser tratados como jovens.

2 – De volta ao básico como símbolo de status

Os consumidores buscam por produtos e experiências autênticos, afastando-se do materialismo e dos produtos genéricos em favor da simplicidade e de produtos de maior qualidade.

3 – Consumidor consciente

O posicionamento ético que costumava ser o domínio de empresas de nicho, hoje é adotado por empresas convencionais por meio de produtos que trazem maior preocupação com o bem-estar animal.

4 – Digitalmente juntos

À medida que nossa capacidade e conforto em usar a tecnologia aumentam, também aumentará o potencial do que pode ser criado ou experimentado em conjunto, mas remotamente.

5 – Todos são especialistas

Enquanto antes os consumidores dependiam de uma determinada marca ou fonte de informação, hoje as empresas precisam inovar constantemente para atrair compradores mais inquisitivos.

6 – Encontrando meu JOMO

O medo de ficar de fora ou de não participar de algo (tendência FOMO “Fear of Missing Out”) deu lugar à alegria de não participar (tendência JOMO “Joy of Missing Out”). Os consumidores querem proteger seu bem-estar mental, desconectar-se da tecnologia e priorizar o que realmente gostam de fazer.

7 – Eu posso cuidar de mim mesmo

À medida que as pessoas se tornam mais autossuficientes, elas tomam medidas preventivas contra doenças, infelicidade e desconforto sem consultar um profissional.

8 – Eu quero um mundo livre de plástico

A iniciativa de alcançar uma sociedade livre de plásticos aumenta, criando um círculo virtuoso onde as empresas ganham ao melhorar suas práticas de sustentabilidade.

9 – Eu quero agora!

Os consumidores buscam gratificação instantânea e experiências simples que permitam que eles possam dedicar mais tempo em suas vidas profissionais e sociais.

10 – Vivendo Sozinho

Mais pessoas, especialmente os consumidores mais velhos, em todo o mundo quebram o estigma de viver sozinhos e abraçam seus estilos de vida independentes.

(com informações da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado)


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