Tintas e vernizes na madeira e sua preparação para receber primeira aplicação

De acordo com o gerente de assistência técnica da Sayerlack, Marco Aurélio dos Santos, é preciso garantir que a madeira esteja limpa, seca e isenta de resíduos de pó

Publicado em 7 de dezembro de 2018 | 8:00 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A aplicação de tintas e vernizes na madeira é um processo que requer grande especialidade para entregar um produto com um acabamento satisfatório ao cliente. Para que isso seja possível, a realização de um bom trabalho desde o início do trabalho é de extrema importância. Veja como deve ser feita a preparação da madeira para a primeira aplicação de tinta, com dicas do gerente de assistência técnica da Sayerlack, Marco Aurélio dos Santos.

Na preparação para a primeira aplicação de tintas e vernizes na madeira, é necessário corrigir imperfeições nela, observando imperfeições como buracos de prego, riscos profundos, e outros. Em seguida, segundo o profissional, é preciso garantir que a mesma esteja limpa, seca, isenta de resíduos de pó, cola e qualquer material que possa ocasionar defeitos no acabamento.

Para preparar a madeira, podem ser utilizadas massas específicas, que permitem corrigir imperfeições e lixas. A correção com massa deve ser feita onde for necessário e seguindo as instruções que constam no rótulo do produto. A madeira deve ser devidamente lixada com lixas grão 150/180/240 e em seguida devem ser removidos completamente os resíduos do lixamento.

Divulgação Sayerlack

Tintas e vernizes na madeira

Todas as imperfeições da madeira podem ser corrigidas, de acordo com o gerente de assistência técnica da Sayerlack, Marco Aurélio dos Santos

Aplicada a primeira demão de tinta ocorre o levantamento das fibras da madeira, que compromete o aspecto final do acabamento. Para corrigir este defeito e garantir uma boa qualidade do acabamento final deve-se aguardar o tempo de secagem da tinta e lixar com lixas mais finas (280/320) antes da aplicação da segunda demão.

“É importante observar que existe uma grande variedade de produtos e processos para proteger e embelezar as madeiras. Identificar o processo que melhor atenda a cada necessidade é fundamental para proporcionar um resultado que vá ao encontro das expectativas do consumidor final”, complementa o gerente da Sayerlack.

– Como implementar o inbound marketing na marcenaria

Santos também destaca que a maioria das imperfeições podem ser corrigidas possibilitando a aplicação de tintas e vernizes na madeira . “Mesmo as madeiras que apresentam imperfeições incorrigíveis como, por exemplo, grandes rachaduras, empenamento, entre outras, podem receber tinta para proteger e melhorar o seu aspecto”, finaliza.

Reportagem originalmente publicada na edição 102 da Móbile Sob Medida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile