Ambientes pedem funcionalidade e soluções para móveis diversos

Relembre a matéria da edição 103 da Móbile Sob Medida sobre áreas externas, varandas e lavanderias e suas devidas soluções

Publicado em 21 de dezembro de 2018 | 8:00 |Por: Ricardo Heidegger

Na edição 102 da Móbile Sob Medida, a reportagem da Série Ambientes explorou a realidade de projetos para salas de estar, espaço que pede um mobiliário confortável, que tenha boa usabilidade, interação com aparelhos eletrônicos e soluções para móveis diversos. Tendência potencializada pelo estilo de vida contemporâneo e do novo morar (metragens reduzidas e moradias funcionais), que impacta todos os cômodos. E no caso de outros espaços, como varandas, lavanderias, áreas externas e outros projetos, qual é a necessidade desses ambientes?

Para a arquiteta e professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo, Marilice Casagrande, em uma proposta de ocupação dos espaços, torna-se fundamental considerar novos usos e possibilidades. “Varandas se transformam para receber pequenas hortas e decks e as áreas de serviços comportam lugares para animais de estimação, por exemplo. A palavra-chave é versatilidade e fica evidente que, principalmente para pequenos espaços, diferentes usos compartilhados são mais frequentes”, contextualiza.

Além da otimização de espaços, outra característica que impacta a concepção desses ambientes é a necessidade dos moradores de espaços ligados à natureza. Isso é o que defende a arquiteta e decoradora Mariana Paula Souza. “Espaço externo é bom para proporcionar momentos de lazer, entretenimento e relaxar”, frisa a profissional.

Antigamente, era mais comum casas com enormes jardins que permitiam explorar o contato com elementos naturais. Atualmente, principalmente em apartamentos, varandas e sacadas assumem essa função de local para meditar, ler, descansar, escutar música, praticar um hobbie e até mesmo apreciar a vista, se tornando assim as próprias soluções para móveis diversos do ambiente.

Mobiliário específico

Com base nessa nova realidade, varandas tornam-se varandas gourmet, um espaço de confraternização e refugo junto à natureza. Para tanto, exigem um mobiliário que permita circulação das pessoas, integração com churrasqueiras, e entretenimento (como painéis para TV), e por se tratar de uma área externa, materiais e revestimentos resistentes às intempéries (sol, chuva, umidade, calor, vento, etc.).

“A dica principal é utilizar soluções para móveis diversos para áreas externas, mesmo que se tenha a sacada fechada. Por possuírem maior resistência à umidade, tem durabilidade maior e são de fácil manutenção. Outra dica é caprichar no paisagismo para que as pessoas tenham maior sensação de contato com a natureza quando estiverem no ambiente”, aconselha Mariana.

Já para áreas de serviço, a arquiteta Marilice comenta que torna-se cada vez mais ambientes eficientes com o uso de equipamentos, pois a melhor qualidade e menor dimensão dos mesmos, libera e otimiza o espaço, possibilitando outras funções. “Nas pequenas moradias, incorporar a lavanderia à cozinha gera ganho de espaço de bancadas e armazenamento”, instrui a arquiteta.

Divulgação Rehau

Soluções para móveis diversos

Rauvisio, da Rehau

Quanto ao planejamento e soluções para móveis diversos, Marilice aponta algumas opções. “Bancadas para prática de hobbies, como costura, pintura e jardinagem, armários que comportam pequenas oficinas para manutenção da casa, por exemplo, e área destinada para guardar bicicletas, equipamentos esportivos e itens que irão para manutenção”, indica.

“O estilo conforto está em alta. Nunca foram feitas tantas casas em que os moradores pudessem usufruir de todos os cômodos. A casa além de funcional tem que ser muito aconchegante, além de apresentar soluções para móveis diversos”, complementa Mariana.

Sugestões de produtos

Para a fornecedora de ferragens Häfele, as áreas de serviços são as mais afetadas pelas metragens reduzidas dos projetos. Compactas, elas devem ser muito bem planejadas para desempenharem sua função com sucesso. Para tanto, vale aproveitar cada canto com armários, prateleiras, gavetões, nichos, varais retráteis e eletrodomésticos menores e mais modernos.

Essa concepção também é estendida para mobiliários destinados às varandas, sacadas, churrasqueiras e outros ambientes menores. Confira alguns produtos que a empresa destaca para o projeto de móveis, para esses espaços além de outras soluções para móveis diversos.

Divulgação Häfele

Soluções para móveis diversos

Cleaning Agent, da Häfele

O Ironfix é uma tábua de passar que fica armazenada dentro da gaveta, com montagem rebatível, podendo ser rotacionada no momento do uso. Um das soluções para móveis diversos, a Cleaning Agent é projetada para armazenar produtos de limpeza, essa ferragem pode ser removido e carregado para aonde for necessário. Com 255 mm de largura e 465 mm de altura e profundidade pode ser instalada tanto na lateral direita quanto esquerda do móvel.

Cesto para roupa da Häfele pode ser instalado por detrás de painéis frontais, ideia que facilita a separação das roupas antes da lavagem. Já os Sistemas de Painéis vem um como solução para a restrição do espaço. As paredes ganham vida útil quando se opta pelo uso dos sistemas de painéis modulares que se adéquam as necessidades do usuário. Os Sistemas organizadores de parede deixam os utensílios à mão, de forma organizada, agilizando o trabalho. Além de decorar o ambiente, é possível salvar espaço nas gavetas e armários.

Sistema Finetta é um sistema deslizante pivotantes que possibilita esconder eletrodomésticos, churrasqueira ou até mesmo toda uma cozinha dentro dos armários. Quando aberta, a ferragem dá total acesso ao interior do armário. O Finetta é uma das soluções para móveis diversas da empresa que é ideal para churrasqueiras abertas e que não são usadas com frequência.

– Móveis sob medida para salas de estar com design e interação com eletrônicos

A Rehau também dispõe de um mix de soluções para móveis diversos que podem auxiliar o marceneiro na confecção de móveis destinados a outros ambientes. Além da funcionalidade e aproveitamento de espaço, proporcionada pelas linhas de persianas Rauvolet, os revestimentos da linha Rauvisio, que segundo o gerente de novos negócios da Rehau no Brasil, Maiquel de Carvalho, apesar de não ter sido desenvolvida para estar em contato com intempéries, é uma linha que conta com o diferencial do polímero, que é mais resistente à temperatura, raios UV e umidade.

“Mais do que as áreas externas, os espaços multiuso têm se tornado tendência nas residências brasileiras. Nesse sentido, a linha Rauvisio é uma das alternativas indicadas para composição de móveis nesse tipo de ambiente. O produto oferece todas as características de design de alto padrão e tendência, com diferentes opções de acabamento, com efeito de alto brilho com alta reflexão ou superfosco, além de couro natural e metais nobres reais”, pontua Carvalho.

Reportagem originalmente publicada na edição 103 da Móbile Sob Medida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile