SCM Group e aquisição das ações dos fundadores da Tecmatic

Grupo adquiriu 40% de ações dos fundadores da Tecmatic, obtendo assim 91% da empresa na metade de 2016

Publicado em 19 de outubro de 2018 | 8:00 |Por: Portal eMobile

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Fundada em 1985 por Joel Furst e Levi Rank a Tecmatic evoluiu no mercado de máquinas para o setor moveleiro e em 2003 firmou parceria com o SCM Group, um dos maiores fabricantes de máquinas para trabalhar a madeira do mundo. Passados treze anos, o grupo anunciou no fim de maio de 2016 a aquisição de 40% das ações da SCM Tecmatic, passando a controlar 91% da empresa.

Em anúncio do CEO do SCM Group, Andrea Aureli, o diretor Marcos Müller permaneceu com 9% das ações da sociedade brasileira. “Agradecemos aos membros fundadores Joel e Levi pela parceria longa e rentável. Comprometemos-nos a dar uma melhor continuidade, investir para desenvolver o negócio e estar cada vez mais perto dos clientes com produtos e serviços”, disse Aureli.

Segundo Müller, a escolha do SCM Group de investir no atual momento da economia brasileira não foi tão surpreendente. “Somos líderes no mercado de máquinas moveleiras. Nos anos de 2011, 2012 e 2013, principalmente, contribuímos para um resultado importante para a SCM. O grupo acredita no Brasil a ponto de investir comprando a participação dos sócios fundadores em um momento como esse em que as empresas passam por uma situação difícil”, declara.

A expertise de 66 anos da SCM evidencia a estratégica adotada pela empresa italiana em 2016, que aposta na recuperação do mercado. “Investir no Brasil em uma empresa como a Tecmatic é muito inteligente e estratégico. A experiência facilitou a aquisição e mostra que a empresa entrará com força máxima no momento de retomada do mercado”, frisa Müller.

Integração das marcas SCM Group e Tecmatic

Com a aquisição, a SCM Tecmatic passou a agregar ainda mais os processos de projeto, produção e emprego de alta tecnologia na planta brasileira. “A integração dos gerentes de produtos com os gerentes de produtos italianos se torna muito mais intensa. Nossos clientes podem esperar soluções tecnológicas de primeiro mundo com tempo de lançamento [de uma máquina] na Itália quase que simultaneamente para o Brasil”, destaca o diretor.

Outra mudança significativa na parceria foi no controle de qualidade. “Temos implantado um sistema similar ao italiano como processos de fabricação baseados no conceito lean manufacturing. Um dos grandes diferenciais é essa exigência no que diz respeito à qualidade”, exalta Müller.

– Marcenaria artesanal encontra nichos específicos para se manter no mercado

Hoje, a SCM Tecmatic possui um parque fabril de 50 mil m², sendo 22,5 mil m² de área construída onde trabalham cerca de 200 colaboradores, são mais 120 indiretos como representantes e técnicos. “Damos prioridade máxima na manutenção dos valores humanos para não perder nossa capacidade profissional e know-how tecnológico que temos por meio das pessoas”, menciona o diretor.

Reportagem originalmente publicada na edição 98 da Móbile Sob Medida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile