Painéis alto brilho se destacam por remeter ao acabamento em laca

Painéis de alto brilho da Duratex e da Eucatex foram desenvolvidos com alta tecnologia para poupar esforço ao marceneiro e agregar qualidade ao acabamento do móvel

Publicado em 14 de setembro de 2017 | 8:00 |Por: Gabriela de Lara

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Para as pessoas que desejam um móvel em alto brilho, os acabamentos em laca proporcionam ao mobiliário essa sensação que destoa no ambiente. Para facilitar o uso desse acabamento pela marcenaria, indo além do revestimento aplicado por tintas e vernizes, as fabricantes de chapas de madeira passaram a oferecer painéis de alto brilho em MDF, conferindo a uma das faces de um produto alta definição de cor e resistência. Esses acabamentos são muito aplicados em projetos nos quais há a necessidade de cores intensas e acabamentos em verniz, e resultam em uma superfície espelhada do móvel.

Divulgação Eucatex

Painéis de alto brilho

A Eucatex desenvolveu o produto para oferecer maior competitividade ao profissional de marcenaria

Apenas duas empresas no Brasil, Duratex e Eucatex, criaram painéis de alto brilho para a indústria moveleira. As linhas Cristallo e Lacca AD, respectivamente, demandaram estudos e requerem alta tecnologia específica para a produção.

Segundo as empresas, a relação custo-benefício do uso dos painéis de alto brilho é um dos maiores diferenciais, pois eles permitem ao marceneiro poupar o processo de polimento e aplicação de tintas e vernizes, otimizando a produção e reduzindo custos ao passo que agrega valor ao produto.

A gerente de marketing da Eucatex, Andrea Krause destaca as facilidades do produto. “O Lacca AD já vem pronto para uso em processos de marcenaria, eliminando a pintura e a tinta, cuja mão de obra é especializada e muitas vezes seu custo inviabiliza o uso no projeto”, observa.

Os painéis de alto brilho substituem a laqueação, um complexo e longo processo que exige grande trabalho do marceneiro para chegar ao acabamento desejado. “O laqueamento da madeira é feito por meio da aplicação de várias camadas de verniz intercaladas com tempo de secagem e polimento, o que demanda um trabalho bastante demorado e custoso”, explica a gerente de marketing e produtos da Duratex, Renata Braga.

 Conheça as novidades do showroom da Häfele Brasil

Ambas empresas encontraram espaço no mercado para o desenvolvimento do produto. “Após estudos e pesquisas de mercado identificamos e desenvolvemos a tecnologia para oferecer maior competitividade ao profissional de marcenaria” conta Andrea, da Eucatex. Já Renata, declara que “a Duratex investe em tecnologia para atender as necessidades de todos os seus clientes e enxergou uma oportunidade ao entender que poderia desenvolver um produto com um nível elevado de acabamento e espelhamento para mobiliário”.

Divulgação Duratex

Painéis de alto brilho

A Duratex investiu nessa tecnologia pensando em atender as necessidades de todos os seus clientes

Aplicação
Por possuírem cores intensas com alta definição, os painéis são mais utilizados para colorir detalhes nos móveis e decorar interiores. “Temos aplicações diversas. No segmento de hotelaria é um diferencial, pois agrega beleza e resistência ao mobiliário, assim como instalações comerciais, é um produto que acompanha as tendências de ambientes contemporâneos, já que possui padrões madeirados e uma cartela de cores atuais”, assinala Andrea, da Eucatex.

O uso dos painéis de alto brilho é indicado para projetos nos quais há necessidade de superfícies mais sofisticadas e com reflexo. Para uso em tampos de mesas de escritório e refeição é aconselhada a sobreposição de vidro.

Divulgação Eucatex

Painéis de alto brilho

A linha Lacca AD de alto brilho da Eucatex possui mais realismo aos padrões madeirados e unicolores

Dicas importantes
Durante o transporte e instalação, os painéis permanecem envolvidos por uma película protetora, para evitar riscos e danos. O filme protetor deve ser retirado apenas quando a aplicação for concluída. No momento do corte, a afiação correta da serra utilizada também é fundamental para a preservação do produto. Andrea da Eucatex destaca alguns pontos que devem ser observados a respeito dos painéis de alto brilho e dá dicas para prolongar a vida útil do móvel.

– Para limpeza, utilizar um pano levemente umedecido com sabão neutro, sendo que para manchas de difícil remoção se deve usar álcool
– Não usar lustra móveis, pois não há absorção da superfície
– Não deixar o material em contato direto com a umidade
– Não usar em locais sobre fornos de cozinha
– Para cortar com serra em equipamento que não utilize riscador, utilizar a serra de dente alternado, com ângulo de 38°
– Para cortar com serra em equipamento que utilize riscador, utilizar serra com dente trapezoidal.

Divulgação Duratex

Painéis de alto brilho

A Duratex buscou desenvolver um produto com alto nível de acabamento e espelhamento para mobiliário

Linhas de painéis
A Eucatex trabalha com a linha MDF Eucafibra Lacca AD, desenvolvida a partir de tecnologias italianas. Segundo Andrea, confere alta definição da cor e do padrão, beleza e resistência à superfície na qual for aplicada. A Lacca AD está disponível nas cores Italian Noce, Fumê, Verde, Esmeralda, Cinza Itália, Bordô, Frassino Jacarta, Tangerina, Ébano Exótic, Café Treviso, Branco Neve, Acquamarina, Amarelo Gema, Vermelho Scarlete e Preto Ônix.

Já a marca Duratex disponibiliza os painéis da linha Cristallo, fabricada em MDF, que são produzidos com uma tecnologia especial que confere a uma das faces do produto a sobreposição de camadas de verniz. A linha Cristallo disponibiliza os padrões Acqua, Citrino, Gianduia, Titânio, Trufa, Preto, Branco, Álamo, Larnaca e Borgonha.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook