Fabricantes de painéis de madeira apostam em novas texturas para valorizar projetos

Profissionais de empresas com a Arauco, Eucatex, Berneck e Guararapes comentam sobre as utilizações e orientações necessárias no manuseio dos padrões

Publicado em 10 de outubro de 2018 | 8:00 |Por: Portal eMobile

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A mudança de comportamento dos consumidores reflete diretamente no morar. Atualmente, com a oferta de imóveis menores, o mobiliário sob medida tem se sobressaído. Como a expressão dos móveis são concedidas por suas cores, sejam elas madeiradas, unicolores ou fantasias, surge a necessidade de observar o que tende a agradar os usuários. Para atingir a satisfação do usuário e a preferência na escolha do padrão que revestirá o móvel, as fabricantes de padrões de painéis se orientam em tendências observadas no mercado.

Para a gerente de marketing construção civil da Eucatex, Andrea Krause, os profissionais da marcenaria podem aliar de forma criativa diferentes produtos em um mesmo projeto, pois há a predisposição em usar diferentes materiais. “Não existe uma tendência única. O móvel, assim como outros produtos, explora o aspecto sensorial da superfície”, explica a profissional, que também assinala a busca do consumidor por padrões e texturas mais naturais, refletindo também o estilo escandinavo, com tons mais claros.

Divulgação Eucatex

Padrões de painéis

Painel padrão Elmo Macciato, da Eucatex

A supervisora de marketing e produto da Berneck, Andrea Colin Corrêa, destaca que os padrões de painéis naturais continuam em alta. “Valorizam a suavidade da madeira, já não apenas de influência escandinava, mas também mais clarinhos e com desenhos e texturas que reforçam sua naturalidade A Linha Synchro, de poro sincronizado, tem feito sucesso principalmente com o arquiteto, por causa da naturalidade. Ela tem sido um carro-chefe porque realmente remete à madeira natural”, comenta

A Arauco, de acordo com o gerente de marketing da empresa, João Casemiro, também está apostando em padrões de painéis que refletem o estilo escandinavo de decoração, de madeiras mais claras. “Pelo que vemos recentemente, de imóveis cada vez menores, o móvel sob medida é crucial para aproveitar bem o espaço. Em um apartamento pequeno, com um móvel sob medida de cor escura, se perde a noção de amplitude. Por isso estamos apostando em tons de médio para claro”, explica.

Sob este conceito a empresa conta com novos padrões, o Nordic, Baltic, Autentic e Taj. A marca também possui o acabamento Trend, inspirado na lâmina natural, que desperta sensações visuais e táteis do contato com a madeira. Segundo Casemiro, a textura valoriza a sofisticação da lâmina natural e está totalmente alinhado às tendências contemporâneas de decoração.

Ou seja, com cores claras, amplo efeito colorplay e textura que traz maior fidelidade ao painel, a partir de nova tecnologia que permite aliar poros irregulares com fundo fosco ao toque suave da superfície acetinada.

Divulgação Duratex

Padrões de painéis

Painel padrão Cristallo Borgonha e Trama Gianduia

Cinza, tecidos, texturas

Padrões de painéis mais acinzentados, principalmente para combinar com madeirados, é outra aposta das fabricantes. A gerente de marketing e produtos da Duratex, Renata Braga, ponta que os tons de cinza podem ser uma opção que vão além do branco texturizado. “São realidade na maioria dos novos projetos e um coringa quando o assunto é decoração”, afirma a profissional que ainda diz que os tons de cinza continuam forte, com ênfase em tons acinzentados quentes.

Já os padrões de tecidos estão estabilizados no mercado, segundo Andrea Correa, que reforça que foram muito bem absorvidos e permanecem. “O que percebemos é um segundo momentos dos tecidos, com introduções em linhas de produtos, e que tenham definição de desenho e aproximação com o tecido por meio da textura, sendo mais próximo do natural. A ideia do tato é bem importante. Nos padrões fantasia, a proposta de aconchego também é reforçada”, considera.

Divulgação Marcelo Stammer

Padrões de painéis

Padrão Frassino Almendra com Metallic Suede, da Berneck

Em texturas, acabamentos que realçam a madeira natural estão em voga, além da atenção em proporcionar o toque suave nos móveis. Atendendo estas tendências, a Eucatex está com dois novos acabamentos. O Línea apresenta uma textura positiva e linear, nas cores Branco Max e Preto Ônix, e que pode ser combinada com a madeira Elmo Natural.

Já o Cetin tem acabamento acetinado, proporcionando toque suave e aveludado. A cartela de cores Preto Ônix, Branco Max e Fumê, combinam com as madeiras Italian Noce e Ébano Exotic, explorando diversas possibilidades de combinações.

Composição de padrões 

Combinações de cores, texturas e brilho, capazes de causar sensações nas pessoas, também estão cada vez mais frequentes, segundo Renata Braga, da Duratex. Com isso, a empresa destaca padrões de painéis aplicados ao estilo de vida, que proporcionam conexão, inspiração e celebram diversos estilos de morar dos brasileiros.

“Evidenciam principalmente a riqueza cultural e a valorização da madeira. Seja por meio de padrões que lembram madeira de demolição, por veios brancos ou por painéis coloridos, que dão vivacidade aos ambientes, sem esquecer da tecnologia e sustentabilidade. Isso também deve seguir em 2017”, adianta.

A combinação de padrões unicolores, de alto brilho ou acetinado, aos madeirados, por exemplo, é uma realidade também presente nas cartelas de produtos das fabricantes de painéis. Esta diversidade de padrões de painéis tem se superado em função dos estilos particulares. Porém, Renata comenta que ainda há uma preferência nos madeirados pelas tonalidades médias e bem naturais, enquanto nos unicolores, os padrões com maior demanda são os de tonalidades claras como o branco e o Gianduia.

Divulgação Arauco

Padrões de painéis

Painel padrão Nordic e Gris, da Arauco

“Cada linha tem seu espaço. O móvel hoje combina várias estampas na mesma peça e é esta tendência que promove o crescimento dos padrões unicolores, desde as tonalidades mais fortes como Citrino, Borgonha e Acqua até as mais neutras, em tons de cinza. É importante destacar que esta tendência também alavanca os acabamentos madeirados, proporcionando um equilíbrio perfeito na concepção e projeto do móvel”.

– Rehau apresenta vantagens da linha de laminados Rauvisio Cristal

A coordenadora de desenvolvimento de produto da Sudati, Tamaris Kanitz, aconselha que os marceneiros podem explorar padrões de painéis em seus projetos e ir além do branco texturizado utilizando cores neutras em combinação com madeirados, deixando o ambiente mais agradável e aconchegante ou ainda buscando se diferenciar substituindo o branco da caixaria por tramas e fantasias com desenho suave. “Os madeirados x branco deixam de ser as únicas opções na execução de um projeto”, assinala

As madeiras, prossegue a coordenadora, são sempre os carros chefes de qualquer linha, mas os unicolores tem ocupado bastante espaço, compondo ambientes de diversos estilos. “Cores neutras como fendi, cinzas e mesmo tramas clarinhas bastante utilizadas em dormitórios são as que prevalecem, mas existe uma variedade grande de cores que pode ser explorada junto com madeirados”, considera.

Divulgação Guararapes

Padrões de painéis

Painel padrão Alabama, da Guararapes

A recomendação da Arauco para os marceneiros entregarem projetos que eles consigam cobrar maior valor, segundo João Casemiro, é que eles realmente utilizem estas combinações. “Por exemplo, a caixaria se faz em um madeirado e a porta em um unicor. O tampo em um unicor e o resto do móvel em amadeirado. Procurar propor combinações, pois isso acaba agregando valor à proposta final do produto. Com isso a percepção e a satisfação do cliente também aumentam”, declara.

Conceitos

Conceitos muito fortes na arquitetura de interiores e decoração que devem permanecer em alta nos próximos anos de 2016 e 2017, foram percebidos pela Guararapes após estudos realizados. Re-design, industrial e o clássico, são eles. “Estes conceitos também orientam as tonalidades de cores que devem ser tendência no Brasil. Com novidades para este ano, a Guararapes apresenta três tonalidades diferentes de madeirado em poro sincronizado e sete cores sólidas em sua mais nova linha, denominada Colors”, diz a analista de marketing da Guararapes, Anne Oelke

– Titebond almeja expansão no mercado de colas para madeira no Brasil

A ideia da Guararapes é apresentar uma solução que agregue valor em design e auxilie na redução de custos das empresas que atualmente trabalham com pintura de MDF. “A partir do momento que o profissional de marcenaria entende que é muito mais fácil vender um produto com valor agregado do que cair na famosa guerra de preços com seus concorrentes, as cores e texturas dos padrões de painéis passam a fazer diferença”, finaliza Anne.

Reportagem originalmente publicada na edição 97 da Móbile Sob Medida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile