MicroApart 20/30: solução para morar bem mesmo com restrição de espaço

Projeto desenvolvido pela multinacional alemã visa integrar soluções inovadoras e versatilidade de produtos para otimizar pequenos espaços

Publicado em 29 de maio de 2017 | 17:14 |Por: Paulinne Giffhorn

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Atualmente, mais da metade da população vive em centros urbanos e, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), esse número passará para quase 70% até 2050. Essa tendência de urbanização trouxe consequências para a forma de morar, fazendo com que as metrópoles tenham que vencer desafios em relação à maior necessidade de espaços para se viver, aumento do consumo de energia e o aumento da poluição atmosférica e sonora.

Para mostrar como é possível viver confortavelmente mesmo com uma quantidade limitada de espaço, a multinacional alemã no segmento de soluções para móveis, Häfele, desenvolveu o projeto chamado “MicroApart 20/30 – DOMUS MEA (lat.: Minha pequena casa)”, apresentado durante a última edição da BAU, em Munique.

Desenvolvido pela arquiteta alemã Krista Blassy e sua equipe da PAB Architekten, em parceira com a construtora alemã Sonntag KG, o projeto “MicroApart 20/30” apresenta seis ambientes: entrada, banheiro, despensa, sala de estar-dormitório, sala de jantar-escritório e cozinha.

Divulgação Häfele

Häfele - Micro Apart

Os ambientes podem facilmente ser adaptados de acordo com o espaço e verba disponível

O closet, o sofá-cama, o aparador que também tem função de mesa, a cozinha modular e o banheiro com uma coluna funcional e seu espelho aquecido, foram projetados com o objetivo de integrar as soluções inovadoras da Häfele, assim como apresentar a imensa versatilidade de produtos da empresa.

Dependendo da categoria do imóvel (econômico, executivo ou luxo), os seis ambientes podem apresentar variação no tamanho, acabamento e produtos utilizados, além de mudanças quanto à planta. “Este projeto, com a sua configuração modular e escalonável, é a prova de que o desejo por ‘mais vida por metro quadrado’ já é uma realidade”, comenta o diretor do departamento de projetos nacionais do Grupo Häfele, Udo Jungebloed.

Arquitetura modular
“Estou convicto que qualidade e eficácia de custo podem ser alcançadas na implementação de microapartamentos atrativos utilizando nada além de elementos pré-fabricados”, afirma Carsten Fischer, da Sonntag KG, uma das empresas envolvidas no projeto.

“A falta de espaço nas áreas metropolitanas está nos forçando a repensar nossos conceitos. Efetividade e sustentabilidade são elementos que os novos compradores anseiam em suas residências”, afirma Carsten Fisher, da Sonntag KG, uma das empresas envolvidas no projeto. “Pequenos espaços são o futuro”, concorda Krista. “Soluções flexíveis e compactas para pequenos apartamentos, combinadas às infraestruturas inteligentes e sistemas de montagem estão se tornando cada vez mais populares”, pontua.

Para ela, viver confortavelmente, com qualidade e eficiência de custo significa aperfeiçoar os espaços disponíveis, proporcionando sustentabilidade e alta taxa de retorno. “É importante que o projeto seja desenvolvido corretamente: a forma modular e policromática de Le Corbusier é a base para o dimensionamento e esquemas de cores de nossos micro apartamentos”, completa.

– Micro Living e Smart Home na Interzum

O projeto modular do “MicroApart 20/30” oferece uma gama de soluções para diferentes orçamentos e pode ser utilizado tanto em novos como em antigos imóveis. Utilizando um sistema de zoneamento intervalado, o projeto pode ser escalonado de acordo com as medidas do apartamento, mobílias e acabamentos, bem com o tempo que se pretende ficar no imóvel.

O sufixo “20/30” se refere diretamente a esta escalabilidade, que pode variar entre 20 e 30 metros quadrados, dependendo das necessidades. Com um tamanho mínimo, começando em 20 metros quadrados, este conceito modular não apenas atende às necessidades e desejos dos futuros moradores, mas também impressiona com o seu design harmonioso, conteúdo funcional e custos acessíveis.

“Por meio do projeto “MicroApart 20/30”, nós estamos fornecendo soluções para a crescente escassez de espaço nos centros urbanos. Conseguimos captar perfeitamente o espírito desta nova tendência. E uma questão social e política, de interesse para investidores, construtores, planejadores e desenvolvedores”, finaliza Jungebloed.

Häfele Häfele Häfele Häfele Häfele Häfele Häfele Häfele


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook