Duratex destaca diferenciais do MDF fabricado com madeira de Eucalipto

As fibras mais curtas presentes no substrato asseguram maior resistência e melhor acabamento ao móvel

Publicado em 28 de julho de 2017 | 15:26 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Produzido a partir de madeira de reflorestamento certificada, o MDF de Eucalipto da Duratex é indicado para produção de móveis residenciais e comerciais. Resultado dos investimentos da empresa em inovação, tem aspecto mais robusto e garante móveis de alta qualidade e durabilidade e também conta com um bom desempenho nos processos de furação e usinagem. Além disso, por se tratar de uma composição com fibras mais curtas, é mais resistente a rachaduras e quebras.

O produto é encontrado em quatro opções. Além do MDF há o MDF Ultra, que possui opções com tripla proteção, garantindo maior resistência à umidade e defesa contra cupins e bactérias; MDF Revestido, com mais de 70 padrões de cores, desenhos e texturas diferenciadas; e MDF Fire, primeiro do mercado brasileiro a se enquadrar nas especificações exigidas pela Instrução Técnica 10 do Corpo de Bombeiros relacionada à propagação de chama e densidade óptica de fumaça.

Divulgação Duratex

MDF de Eucalipto da Duratex

O MDF de Eucalipto da Duratex também proporciona maior “agarre” (fixação) dos parafusos com menor quantidade de quebras na fixação deles

Por se tratar de uma composição com fibras mais curtas, o MDF de Eucalipto da Duratex é mais resistente a rachaduras e quebras. Assim, as furações ficam perfeitas e bem definidas, permitindo encaixes mais firmes e assegurando uma boa montagem dos móveis. Segundo a paineleira, esta característica também auxilia a reduzir o arrepiamento, garantindo uma melhor qualidade no corte e, consequentemente, um produto final com acabamento superior e robustez.

Cuidados
A gerente de marketing e produtos da empresa, Renata Braga, destaca o compromisso e a parceria da Duratex com o setor de marcenaria. “A Duratex investe constantemente na criação de produtos que possam atender às exigências do mercado e ofereçam condições, principalmente, ao profissional de marcenaria de entregar um trabalho com um nível superior de qualidade”, afirma.

No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que o trabalho com o MDF de Eucalipto Duratex atenda às necessidades de cada projeto. O marceneiro deve estar atento ao escolher o equipamento. Para os discos de serra, por exemplo, é indicado o uso de dentes do tipo reto-trapezoidal, além de discos com diâmetros 250 milímetros e 72 dentes ou 300 milímetros e 96 dentes que produzem um corte com melhor qualidade.

– Confira os finalistas do Prêmio Top Móbile 2017 no segmento Fabricantes de Móveis

Nesse caso, recomenda-se também que a serra esteja a uma altura entre 10 a 15 milímetros acima do painel que está sendo cortado, proporcionando a saída normal dos cavacos, evitando assim a vibração do disco e conferindo melhor qualidade ao corte.

Pinus x Eucalipto
A principal diferença entre os painéis de madeira de Pinus e de Eucalipto está nas fibras. O primeiro possui uma fibra mais longa, já o eucalipto uma fibra mais curta, o que proporciona melhor estabilidade dimensional para peças mais longas e também melhor usinabilidade e acabamento.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook