MailChimp: porque usar essa ferramenta de e-mail marketing na marcenaria

MailChimp: porque usar essa ferramenta de e-mail marketing na marcenaria

Estratégias de e-mail marketing servem para consolidar uma boa relação com os clientes

Publicado em 26 de Janeiro de 2018 | 11:54 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Mesmo com o surgimento das redes sociais e outros meios digitais, o e-mail não perdeu a relevância nos negócios. Quando bem empregada, essa ferramenta pode trazer resultados positivos, sobretudo quando articulada a uma sólida e ponderada campanha de e-mail marketing na marcenaria. Seu objetivo não é apenas apresentar novas ofertas, produtos ou serviços, mas também relacionar-se melhor com a freguesia e capturar a atenção de potenciais consumidores.

No ramo da marcenaria, a sintonia com as necessidades do cliente é ainda mais requisitada, uma vez que o mobiliário será fabricado sob medida e deverá atender quesitos particulares. A comunicação entre o produtor e o comprador aqui é essencial e uma estratégia de e-mail marketing entra em cena justamente para afinar esse diálogo.

– Leia mais notícias sobre marcenaria 

Mas é preciso cuidado. Segundo a consultora em marketing digital, Débora Saldanha, o uso do e-mail marketing deve ser feito com bom senso para evitar o famoso spam que coloca em risco qualquer estratégia de comunicação.

“O importante é saber usar o e-mail de forma constante, porém não de forma abusiva. É ainda hoje uma das principais ferramentas para se relacionar com o cliente. Pelo e-mail é possível a mandar um conteúdo diferenciado, mais denso e informativo, que desperte o interesse para consultar mais a fundo o produto. Se você mandar um bom e-mail por semana com conteúdo relevante, o leitor vai compreender essa periodicidade e esperá-lo semanalmente”, explica a consultora.

MailChimp, uma ferramenta voltada para e-mail marketing

Um dos problemas do e-mail padrão é que ele não conta com recursos como programação de envios automáticos, listas de contatos segmentadas e também não oferece indicadores de interação com o destinatário. Aí que entra aplicativos como o MailChimp, uma plataforma de e-mail marketing com todas essas facilidades.

Desde 2009 o MailChimp oferece a versão freemium (gratuita) que disponibiliza todos os recursos da ferramenta, mas com uso limitado (12 mil disparos de e-mail por mês e até 2 mil assinantes). Atualmente só está disponível em Inglês, mas é um aplicativo intuitivo e fácil de usar. O cadastro pode ser feito aqui.

Para que serve o MailChimp

Entre os recursos do MailChimp estão:

Importação de contatos: se sua empresa já possui vários contatos de e-mail, você pode exportá-los para o aplicativo em formato txt. ou csv., esta última tipicamente do Excel que é gerada por serviços populares como Gmail, Hotmail e Yahoo.

Listas: o aplicativo permite criar diferentes grupos de contatos para que você segmente o conteúdo dos seus e-mails. Por exemplo, uma lista para clientes antigos, uma para potenciais clientes, outra para fornecedores, etc.

Formulários de cadastro: páginas para o cadastro de novos assinantes de seus e-mails que você pode personalizar de acordo com suas necessidades.

Criação de layouts: o MailChimp oferece diversos templates de e-mail marketing com estética agradável e de fácil leitura. É possível também modificá-los segurando e arrastando os objetos como imagens e caixas de texto. Com conhecimento em programação você também pode criar seus próprios templates.

Disparos agendados: a ferramenta possibilita a programação e o agendamentos do disparo de e-mails para uma ou mais listas de contatos. Para isso é importante ajustas o fuso-horário nas configurações do aplicativo para que o envio corresponda ao relógio das regiões do Brasil.

Relatório de performance: um dos recursos mais valiosos do MailChimp, indica taxas de abertura do e-mail, de cliques, de receita gerada e novos inscritos, um panorama completo da penetração da sua campanha de e-mail marketing.

Reprodução: MailChimp

Reprodução: MailChimp

Alguns exemplos de layouts disponíveis no MailChimp


Os comentários estão desativados.

eMobile