Irwin ensina técnicas de perfuração de madeira

Começar o furo com uma velocidade baixa e pressão moderada está entre as recomendações de empresa para os marceneiros

Publicado em 14 de setembro de 2018 | 15:17 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Irwin, uma das principais fabricantes de ferramentas manuais e acessórios do mundo, separou algumas dicas para que profissionais da marcenaria possam ter um domínio ainda maior das técnicas de perfuração de madeira. Com o intuito de facilitar o trabalho, a atividade, que de início não exige muito, acaba por ser uma tarefa que necessita de cuidados e precisão.

Para iniciar as técnicas de perfuração de madeira, a primeira recomendação é posicionar a furadeira sobre uma superfície e pressionar a ponta da broca contra o material para criar um ponto guia. Esse processo evita que a ferramenta saia do lugar. Outra dica é começar o furo com uma velocidade baixa e pressão moderada, de forma contínua para evitar a formação de rebarbas e furos desalinhados. Caso a furadeira seja usada em alta rotação, a broca irá superaquecer e danificará o fio de corte.

Divulgação Irwin

Técnicas de perfuração de madeira

Empresa possui linha completa de ferramentas que com brocas específicas para a perfuração

É recomendado também, aliviar a pressão sobre a furadeira e retroceder de tempos em tempos, pois essa ação permitirá remover o cavaco do fundo do furo e liberará mais espaço. Porém, a broca travará dentro da cavidade, caso seja colocada uma força muito grande, o que pode compactar o cavaco.

Com relação às rebarbas na saída de furos passantes, a melhor maneira de minimizar o problema é apoiar um pedaço de madeira qualquer contra o lado de trás da peça principal. É possível ainda furar a partir de um lado da madeira até que a ponta da broca apareça do outro lado e, basta virar o material, para a concluir a furação.

Divulgação Irwin

Técnicas de perfuração de madeira

Dicas da Irwin buscam facilitar o trabalho de marceneiros e conscientizar sobre os cuidados devidos com a madeira

Já para realizar trabalhos de entalhes como, por exemplo, colocar uma fechadura, é preciso demarcar o local e se atentar ao tamanho da mesma para que a broca não ultrapasse a marcação. O próximo passo é fazer uma série de furos cegos, alinhados ao longo da área desse entalhe.

É necessário começar pelas extremidades, passar pelo centro e os demais pontos até que a área do entalhe esteja vazada, para finalizar e dar acabamento faça uso de um formão. Para furos em ângulos, o ideal é utilizar uma peça de madeira chanfrada do mesmo ângulo desejado, que deverá ser colocada sobre a peça e servirá de guia para o percurso da broca.

– Duratex lança clube de relacionamento e fidelização

A Irwin possui uma linha completa de ferramentas que contempla brocas específicas que auxiliam nas técnicas de perfuração de madeira. Todas os materiais da marca são fabricados com o mais rigoroso processo de qualidade, o que garante a durabilidade e desempenho superior para resultar em um trabalho mais preciso.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile