Movimento ‘maker’ gera procura por ferramentas profissionais

Também conhecido como DIY (‘Do It Yourself’), movimento incentiva pessoas a adquirirem ferramentas profissionais para trabalho com móveis, pequenas peças de madeira e manutenção residencial

Publicado em 4 de dezembro de 2017 | 16:48 |Por: Thiago das Mercês

Ter uma oficina de marcenaria em casa tem se tornado cada vez mais comum na vida das pessoas. Os trabalhos manuais são encarados como hobby para alguns e como terapia para outros. Este público é conhecido como maker ou DIY (Do it Yourself ou, traduzindo, ‘Faça Você Mesmo’) e não para de crescer. E a procura por ferramentas profissionais de qualidade cresce na mesma medida.

A procura pelas ferramentas é justificável, já que a boa qualidade é fundamental para que o trabalho final fique bem feito, seja executado de maneira mais fácil, rápida e para que o operador dessas ferramentas tenha segurança durante todo o processo de execução.

Divulgação Lufkin

ferramentas profissionais

O grampo de aperto rápido da Lufkin atende os profissionais de marcenarias, construção e indústrias, mas também o usuário DIY

“Os adeptos do DIY estão cada vez mais exigentes com as ferramentas usadas e preferem ferramentas de qualidade profissional, pois facilitam o trabalho e são muito mais duráveis”, comenta Djalma Dias, proprietário do Galpão 85, um espaço de coworking que reúne o público maker em São Paulo.

Para começar a colocar a mão na massa, alguns produtos são considerados os mais básicos e indispensáveis, como furadeira, alicate, chave de fenda, martelo, entre outros. O melhor acabamento de ferramentas profissionais e a maior durabilidade do material com o qual elas são feitas são trunfos para quem se aventura no mundo maker. Mas existem outras ferramentas que muitos não conhecem, mas que, também, facilitam o trabalho.

Grampo de aperto

Um dos destaques entre as ferramentas profissionais para marceneiros e os de fim de semana são os grampos, considerados “parceiros indispensáveis”. Eles servem para segurar as peças no lugar certo para colagem, corte, fixação e marcações.

“O grampo é essencial para que duas peças fiquem pressionadas até secarem, no caso de colagem, ou para que não saiam de posição, quando se está parafusando. É indispensável para quem está começando a montar uma oficina”, explica Marcos Lima, projetista da Apex Tool Group, empresa que fabrica e comercializa marcas líderes da indústria de ferramentas.

Já os chamados grampos de aperto rápido facilitam um pouco mais a vida do usuário. A ferramenta foi lançada pela marca Lufkin, há dois anos, e entre as vantagens estão a versatilidade, a resistência e a agilidade que proporciona ao trabalho. Enquanto os grampos comuns têm sistema de rosca, o que exige paciência e tempo para prender as peças, o grampo de aperto rápido tem um gatilho que permite apertar e desapertar o grampo com apenas uma mão e de forma muito mais ágil.

– Bosch lança parafusadeira democrática e versátil

“Praticidade é um elemento importante, tanto para o hobbista, quanto para o profissional. A Lufkin tem trabalhado fortemente em inovação, para permitir que se realize o mesmo trabalho com muito mais facilidade, precisão e agilidade. Dificuldade é coisa do passado”, diz a coordenadora de marketing de produto da Lufkin, Priscila Cunha.

Além de possibilitar o trabalho com apenas uma mão para apertar ou desapertar o grampo, a marca desenvolveu o sistema Connect, que possibilita a junção de dois grampos, como se fosse uma morsa, facilitando o trabalho de materiais em diversos ângulos. A força do grampo de 227 kg também chama atenção. Esta ferramenta possui uma superfície emborrachada, que não danifica o material a ser prensado. Por ser removível, ao tirar as borrachas, o grampo serve, também, para prender canos e tubos.

ferramentas profissionais

Os grampos servem para fixar as peças no local ideal para colagem, corte, fixação e marcações

“O grampo de aperto rápido Lufkin tem sido utilizado diariamente há quase dois anos pelo Galpão 85 e ainda parecem novos. A praticidade no dia a dia é incomparável”, conta Djalma. Outra funcionalidade importante é que o grampo Lufkin pode ser usado como um extensor, o que ajuda na instalação de batentes, por exemplo.

Por sua versatilidade e durabilidade, o grampo de aperto rápido da Lufkin atende os profissionais de marcenarias, construção e indústrias, mas também o usuário DIY, que está cada vez mais adepto às ferramentas profissionais de qualidade. “Este produto é homologado em diversas indústrias e temos certeza de que os marceneiros e usuários DIY, que ainda não conhecem a ferramenta, vão aprová-la. Temos cinco medidas disponíveis, que vão de 6” a 36”, permitindo utilizá-los na montagem de peças de diferentes tamanhos”, comenta Priscila.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile