Eucatex apresenta coleção com base nos perfis de consumo

Fabricante de painéis também destaca nova proposta de atuação nas revendas, com maior foco nas marcenarias

Publicado em 17 de agosto de 2017 | 15:00 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

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A Eucatex, fabricante de painéis de madeira, acaba de lançar para o mercado moveleiro um novo conceito para o portfólio de produtos. Elaborado a partir de um estudo que analisou os perfis dos consumidores atuais sendo chamado de Tendências do Morar, a companhia apresenta sua coleção de padrões divididos em quatro grupos de consumo: Hi Chic, Grafite Game, Povos do Sol e Ritmos.

De acordo com a gerente de marketing de indústria da Eucatex, Andrea Krause, essa proposta contribui para a marcenaria mudar a forma como olha o cliente e facilitar a interação com os diferentes perfis de consumidores que a marcenaria tem. “Isso é uma realidade que o arquiteto filtra muito bem, pois ele foi formado para defender os desejos, gostos e preferências. Já o profissional de marcenaria passa a agregar mais nesse quesito de entendimento da necessidade do cliente quando ele começa a olhar um pouco mais os perfis individuais de consumidores”, destaca Andrea.

O estudo Tendências do Morar foi criado em conjunto com uma empresa de macrotendências. “Fomos entender melhor como estavam posicionados os nossos consumidores brasileiros, mas não deixamos de olhar pra fora porque a macrotendência é global. Hoje a gente não pode ficar no específico”, explica Andrea. Os quatro grupos de consumo foram resultados desse estudo e refletem os desejos de acordo com os regionalismos do Brasil.

Hi Chic
No grupo Hi Chic, a sofisticação e a simplicidade se encontram. Cores cálidas e elegantes, como Rosa e o Champagne aparecem combinadas com madeiras sofisticadas e suaves, como o Elmo Macciato, Frassino Crema e Nogal Ébano. Resultando em uma estética contemporânea, com forte influência pelo mundo das artes, que evocam a uma elegância discreta.

Divulgação Eucatex

Eucatex Grupos de Consumo Mercado moveleiro

Ambiente Hi Chic com o padrão Elmo Macciato no acabamento Matt Plus e Rosa e Champagne no acabamento Lacca Cetin

“O HiChic é para um público que, se você falar de sofisticação e glamour, no passado estava muito associado a pessoas com muito dinheiro e muito valor na decoração. Hoje, as pessoas querem espaços simples e bem resolvidos e o HiChic tem muito desta característica”, explica a gerente de marketing. Neste grupo de consumo se enquadram pessoas que buscam uma decoração mais despojada e simples.

Acabamento fosco ganha maior destaque nos móveis

“Está muito ligado ao hipster”, destaca a gerente de produto, Maria Luisa Alonso y Prieto. “De conseguir montar, fazer uma captura de vários elementos que fiquem elegantes. Então ele está muito baseado nisso que é uma vertente de vários consumidores. O mercado está fazendo segmentação e o hipster está muito em evidência”, assinala.

Grafite Game
Tem cores sintéticas, artificiais, saturadas e vibrantes que são integradas ao cotidiano por meio das culturas independentes como as do grafite, da música e do mundo dos games. Destina-se ao público com gosto urbano e cosmopolita e que não dispensam o humor criativo e jovem.

Divulgação Eucatex

Eucatex Grupos de Consumo Mercado moveleiro

Ambiente Grafite Game com acabamento Matt Plus na cor Toulouse Oak e Lacca AD na cor Acquamarina

“O grafite games fala com um público jovem. As gerações X, Y e Z todas se identificam muito com o perfil de Grafite Game que são as cores sintéticas mais coloridas, os ambientes mais coloridos então entra aqui os materiais mais frios como concreto e cimento”, pontua Andrea. Este grupo se encaixa em cidades mais urbanas que conversam muito com esse tipo de proposta de ambiente de decoração.

“Esse tema traz a questão do jovem, do game, do cinema, as cores mais sintéticas que é um tema importante”, diz Andrea. O concreto e materiais que propiciam esse conceito de espaços integrados são pertencentes a este grupo. “Sabemos que os apartamentos hoje estão menores e que tenham espaços integrados. Chega de ter branco só na cozinha, a gente precisa da integração dos ambientes”, define.

Divulgação Eucatex

Eucatex Grupos de Consumo Mercado moveleiro

Ambiente Povos do Sol com cores Cinza Itália no acabamento Lacca AD, Verde Noronha no acabamento Lacca Cetin e Castanho Bronze na textura Arenato

Povos do Sol
“Aqui temos um perfil de consumidores que tem muito a ver com a questão regional do Brasil, a parte litorânea, mais ensolarada do País”, diz Andrea. O nome foi dado por envolver cores mais quentes das regiões mais ensolaradas. “Então é um tipo de consumidor diferente de um consumidor mais urbano”, explica a gerente de marketing.

O Povos do Sol abrange todo o nordeste brasileiro, que além de ter sol escaldante e ser rica em tradições e cultura, o jeito de contar histórias ou estórias é único e especial. A Eucatex teve inspiração na cultura regional da região e dos demais povos que vivem sob o sol dos desertos, das caatingas ou dos litorais. A seleção de cores desta linha é composta por nuances terrosas, quentes, arenosas e às vezes opacas, que contrastam com os azuis profundos e os vermelhos intensos.

Ritmos
Essa coleção traz o aspecto mais latino do povo brasileiro e está associado ao Rio de Janeiro e paredes mais envelhecidas. “Tem essa modernidade do mobiliário dos ambientes junto com esse aspecto mais dos casarões de Parati e do povo latino mais alegre então tudo isso faz parte do contexto da nossa regionalidade brasileira”, elucida Andrea Krause.

Divulgação Eucatex

Eucatex Grupos de Consumo Mercado moveleiro

Ambiente Ritmos com com acabamento Matt Plus na cor Toulouse Oak e Vermelho Scarlate no Lacca AD

O Ritmos foi inspirado nas referências cubanas e na similaridade de certa decadência colorida com a estética de Paraty, expressa nas suas ruas de pedra e casas coloniais construídas por uma gente cheia de suingue e criatividade. A cartela de cores para este perfil de consumidor é cheia de tons tropicais e solares. É voltado para públicos jovens que não têm medo de excessos e do colorido generoso. Sua seleção de cores atende consumidores que cultivam curiosidade pela tradição e pelas informações estéticas internacionais.

Produtos
Com o estudo Tendências do Morar mapeado, a Eucatex selecionou todas as coleções de produtos e separou o público por seus gostos e preferências. “Dentro de cada consumidor a gente foi mostrando um pouco a aplicação dos produtos e as combinações”, frisa Andrea. O novo catálogo de produtos da Eucatex, apresentando os grupos de consumo no Brasil pode ser conferido neste link.

No Hi Chic, as cores são mais cálidas e menos intensas, com tons mais pasteis, enquanto no Grafite Game, as cores são mais sintéticas e saturadas e com cores mais primárias

No catálogo a Eucatex também se preocupou em mostrar algumas sugestões de possíveis combinações que pode ser realizadas pelas marcenarias. “Nós sugerimos que eles precisam ter criatividade até de misturar mais de um tipo de material e não ter essa preocupação que tudo tem que ser da mesma cor, porque o mercado já foi pra esse contexto”, indica. “Quando mostramos um pouco as madeiras e os tons, vejo que essa visão, para o profissional de marcenaria, é muito boa. Assim como para quem trabalha com projeto na indústria. E aí se passa, talvez, a refletir um pouco mais sobre o consumidor”, avalia Andrea.

Os desenhos das madeiras de cada linha destes grupos de consumo também mudam. “Sempre se tem uma estrutura diferente da outra. Então a gente muda a cor e também a estrutura pra montar o portfólio”, afirma Andrea. O Ritmos, por exemplo, olha para de mais rusticidade nos ambientes, com padrões mais ensolarados para casas de fazenda, por exemplo. “Você tem certa elegância, mas você traz madeiras bem carregadas de desenhos com nós, mais rusticidade”, considera.

Línea Fragranze desperta sensações olfativas nos móveis

Contudo, essas são definições apenas sugeridas conforme o estudo da empresa. “Às vezes, me encaixo muito no Grafite Game, mas também gosto muito do HiChic, mas minha casa é Povos do Sol. Então é preciso se inserir dentro dos ambientes e entender um pouco mais quais são os gostos”, diz Andrea, que acrescenta. “Você dá a direção para a escolha de um produto porque muitas vezes o profissional vai até o cliente sem saber o que ele pode sugerir. Mas ele pode olhar o entorno, a própria casa, os gostos e dali ele já pega um pouco o perfil dele e direciona alguma orientação de especificação de produto”.

“Separamos muito o Povos do Sol do Ritmos. Enquanto o tema Ritmos é o litoral, o Povos do Sol é o interior”
Maria Luisa, gerente de produto

Foco na revenda
Desde o ano passado a Eucatex passou a atuar mais forte nas revendas de produtos para marcenaria e, para isso, a empresa renovou sua marca. Entre outras ações, a empresa tem focado em treinamentos tanto para lojistas quanto para marceneiros. “Temos uma equipe e iniciamos um trabalho também para arquitetos, e estamos fazendo essa aproximação para todos conhecerem o produto Eucatex”, diz Maria Luisa. A respeito das linhas, a Eucatex as divide por acabamentos. O Lacca AD é a linha de painéis alto brilho e possui 14 padrões. A mais recente novidade, o Lacca Cetin, é composto por oito painéis em laca com acabamento fosco acetinado. Em acabamentos de painéis de baixa pressão (BP) são 22 padrões com diversas texturas.


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