Como o marceneiro pode se preparar para a ForMóbile 2018

Consultora do Senai dá dicas sobre como o marceneiro pode extrair melhores informações para o seu negócio durante a a feira

Publicado em 25 de abril de 2018 | 16:02 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (ForMóbile 2018), a ser realizada entre os dias 10 e 13 de julho em São Paulo (SP), apresentará tecnologias e conhecimento de toda cadeia produtiva moveleira: fornecedores de equipamento e matéria-prima, indústrias de mobiliário e marcenarias. Em um evento de tamanho porte, como o marceneiro pode conduzir suas pesquisas e extrair as melhores informações para o negócio?

A ForMóbile 2018 já facilitará o acesso a conteúdos segmentados, apostando em eventos internos para públicos específicos, o que deve facilitar o mapeamento de interesses por parte dos visitantes. As ações serão realizadas entre 11h e 18h e estão divididas em três voltadas para diferentes perfis: ForMóbile Trends, apresentando o que de mais atual há em design para produção de móvel; Indústria do Futuro, focada em tecnologia e novidades para a indústria, com destaque para o conceito de Indústria 4.0; e a Marcenaria Moderna, voltada aos profissionais da área com temas como gestão de projetos e workshops práticos.

Leia mais notícias sobre a ForMóbile

Para a designer e consultora do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, Claudia Lens, a ForMóbile 2018 será uma grande oportunidade para profissionais do setor moveleiro se atualizem e se prepararem para as tendências. Ela aconselha os marceneiros a acessarem o site e identificar quais são os expositores e a planta da feira, e então elaborar um cronograma e uma sequência de interesses para organizar a visitação que abranja máquinas, equipamentos, matérias-primas, acessórios e ferragens.

“É bastante importante que cada empresário identifique os fornecedores que podem oferecer oportunidades de melhoria no processo e ir para a feira com os gargalos identificados para otimizar e orientar a busca de informações. Fazer uma lista de tudo e organizar por prioridade, porque normalmente a prioridade tomará mais tempo já que é o foco, então melhor iniciar por ela. Vale também participar de eventos paralelos e visualizar o setor a partir das percepções de outras pessoas”, diz a consultora.

Divulgação ForMóbile

ForMóbile 2018

Em 2018 a ForMóbile será realizada em novo local, no São Paulo Expo, espaço com 90 mil metros quadrados de área segmentada entre vários setores da cadeia

Tendências para se ficar de olho na ForMóbile 2018

Segundo Claudia Lens, as tendências do setor moveleiro estão relacionadas a mudanças comportamentais e movimentos socioculturais, o que resulta em novas oportunidades em recursos, matérias-primas e processos produtivos e de gestão. Trata-se de novos padrões de painéis, novos acessórios, novas ferragens, avançando para fatores que estão relacionados com comportamentos de consumo e estilos de vida como, por exemplo, a questão da sustentabilidade e as tribos de consumidores que valorizam características identitárias.

Em 2018 Prêmio Top Móbile e ForMóbile serão realizados em paralelo

Há também o quesito produtivo, como exemplo, o conceito de Indústria 4.0, que visa tornar as empresas mais sustentáveis e competitivas com a integração e otimização dos processos e pode ser aplicada às marcenarias por meio de processos de automação.

“No setor da marcenaria, todo esse movimento altera a forma de se relacionar no mercado, desde a abordagem com o cliente, que deve ser feita de forma consultiva, implicando em etapas estratégicas para maior assertividade tanto para a efetivação da venda quanto para a assertividade de todo processo sequencial”, diz e acrescenta.

“Já podemos identificar em muitas marcenarias o crescimento do setor de projetos e engenharia, que fica responsável pela maior parte de todo o trabalho. Isso implica em mais responsabilidade claro, e consequentemente da necessidade de maior capacitação técnica. Nesse sentido, a ForMóbile 2018 também se torna uma excelente oportunidade de atualização, a participação em palestras e workshops é muito importante para visualizar novas oportunidades de se tornar competitivo”, explica a consultora do Senai.

ForMóbile 2018
Feira Internacional da Indústria de Madeira e Móveis
Data: 10 a 13 de julho de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
www.feiraformobile.com.br


Os comentários estão desativados.

eMobile