Blum: Aplicativo Easy Assembly busca facilitar montagem de móveis

Blum: aplicativo Easy Assembly facilita montagem de móveis

Empresa desenvolveu aplicativo que otimiza trabalho dos marceneiros

Publicado em 25 de Maio de 2017 | 10:45 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O aplicativo Easy Assembly, desenvolvido pela fabricante austríaca de ferragens Blum, objetiva facilitar a montagem de móveis, tornado-a tarefa ágil e eficaz. O supervisor técnico comercial da empresa, Celso Ferreira, em entrevista ao Portal eMóbile, explica que a partir das resistências em se utilizar os manuais, a empresa viu uma oportunidade na aplicação.

“Em algumas culturas como a da Europa e dos Estados Unidos, as pessoas costumam ler mais os manuais e tendem a serem mais técnicas, porém, em outros, as pessoas não leem o manual e optam por instalar do jeito que conhecem. Para contornar a resistência que alguns marceneiros apresentam em seguir orientações da fábrica, o que ocorre devido a estarem acostumados a trabalhar de sua própria maneira, foi lançando o aplicativo, que é uma necessidade em âmbito mundial e não apenas nacional’’, conta.

Crédito: Divulgação Blum

Blum- aplicativo - easy

Vídeos explicativos ajudam na hora da montagem

A ferramenta digital fornece todas as instruções necessárias para a montagem usando mecanismos de realidade aumentada e as configurações das ferragens Blum.

“O aplicativo utiliza a câmera do celular.  É necessário focar em cima da peça para que ocorra o reconhecimento. Depois,  seleciona-se qual ferramenta será utilizada e indica-se a altura do armário. A partir desses dados, o programa calcula para o montador a posição que determinado mecanismo deve ficar dentro do armário”.

Ferreira observa que há profisisonais que aplicam diversas fórmulas e cálculos para a correta instalação dos componentes, mas nem todos estão habituadas aos números. Inclusive, há marceneiros que pensam em centímetro e não em milímetros, o que facilita o erro. “Com essa ferramenta, queremos auxiliar o montador e evitar problemas de instalação”, destaca Ferreira.

O aplicativo é interativo e explica através de ilustrações em vídeo como devem ser realizadas as tarefas que o marceneiro necessita de ajuda, como localizar rapidamente as posições de fixação, por exemplo.

Destaques em ferragens na Fimma 2017 

Os vídeos mostram o passo a passo da tarefa a ser desempenhada e incluem opções de ajuste em detalhe. O Easy Assembly permite acesso ao panorama geral de todas as instruções de montagem disponíveis dos produtos da Blum. O supervisor acrescenta que é possível  acessar as instruções em PDF contidas em cada um dos vídeos.

Crédito: Divulgação Blum

Blum- aplicativo - easy

Ferramenta mostra como instalação deve ser feita

“Caso o montador tenha jogado fora ou perdido as instruções, pode acessar o aplicativo que funciona como se um banco de dados. Estão disponíveis manuais de montagem para gaveta, dobradiça, mas a grande ajuda ainda está na realização dos cálculos de portas basculantes para os armários aéreos’’, orienta.

Caso o usuário tenha interesse em salvar os vídeos e as instruções ou enviar para outras pessoas, o Easy Assembly oferece a opção de envio via whatsApp, e-mail, messenger…

A Blum destaca a importância de garantir a máxima qualidade ao cliente. “Os produtos estão propiciando mais conforto ao usuário e ao mesmo tempo exigindo mais tecnologia na produção e montagem. Para que seja garantido esse benefício para o consumidorm, é necessário assegurar que a instalação seja feita de maneira correta. O aplicativo foi uma das maneiras para tentar facilitar os trabalhos, pois, hoje, o smartphone,está muito difundido’’, pontua.

Ferreira entende que pelo fato de o móvel final estar na mão dos montadores é necessário dar suporte aos profissionais, evitando que todo o processo de desenvolvimento do produto seja perdido.
Todas as informações de montagem disponíveis no aplicativo são frequentemente atualizadas. O Easy Assembly funciona on-line e off-line, garantindo a mesma usabilidade da ferramenta, independente da conexão com a internet. Está disponível gratuitamente para dispositivos móveis iOS e Android (para smartphones e tablets).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile