Como aplicar a análise Swot na marcenaria?

Usada para identificar virtudes, falhas, oportunidades e ameaças de uma empresa, a análise Swot ainda é pouco difundida na marcenaria

Publicado em 25 de maio de 2017 | 12:02 |Por: Gabriel Belo

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A análise Swot de uma empresa está diretamente atrelada ao planejamento. Sigla oriunda do inglês, o termo remete a Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É um método conhecido pela flexibilidade, pode ser utilizado desde um blog até uma multinacional. Para marceneiros, também aparece como uma opção válida e enriquecedora.

Entre os principais objetivos de uma análise Swot, está realizar uma síntese das análises internas e externas, identificar elementos-chave e estabelecer prioridades para a gestão, definir riscos/problemas, fortalecer os pontos positivos e observar oportunidades de crescimento.

Divulgação

Cézar Augusto-SWOT

Arquiteto urbanista e professor universitário, Cézar Augusto ofereceu sua visão a respeito da aplicação de análise Swot na marcenaria

Arquiteto urbanista e professor universitário, Cézar Augusto fez uma introdução mais detalhada a respeito do conceito. “A análise permite ter uma visão real da empresa, fugindo de jargões e clichês do tratamento do negócio. Ajuda a entender como nos destacamos e onde precisamos melhorar. A velocidade do mercado, hoje, é absurda. Na era da informação os conhecimentos mudam a cada reconfiguração, seja por suas oscilações, seja pelas questões globais que nos impactam diretamente. Ou nos atualizamos e nos colocamos na vanguarda”, explica.

–  Método PDCA na Marcenaria

Entrando mais no campo marcenaria, o arquiteto disse que o ramo ainda é muito desafiador no sentido realizar análises, enquanto que, nas grandes empresas, métodos assim são essenciais.

“Temos empresas de todos os portes e nichos de mercado, e de forma geral a grande maioria são microempresas familiares, onde o marceneiro é também o gestor. Nas grandes empresas a análise Swot é uma ferramenta de sobrevivência. Já nas pequenas, tem um poder muito grande de aperfeiçoar processos. Não é raro, marceneiros que perdem material, têm atrasos por má gestão de estoque ou compram produtos sem nenhum controle ou critério. Uma análise Swotbem feita, é capaz de investigar esse gargalo e propor soluções de baixo custo práticas e de alto grau de eficiência, melhorando a competitividade”, aponta.

Reprodução

Matriz-SWOT

Configuração da Matriz SWOT

Finalizando, Cezar Augusto expôs de forma mais didática os passos para realizar uma análise Swot. Segundo ele, é importante consultar profissionais para que se tenha uma visão voltada mais para a estatística e crítica e menos para a “paixão”.

“O caminho é buscar um especialista, seja no Sebrae ou em consultorias especializadas. Como dito, a marcenaria é um ramo que contempla um grande número de empresas em estágios, proporções e faturamentos. Portanto, um olhar especialista garante um enfoque nos pontos certos da empresa, evitando generalizações e falseamentos da análise. De forma geral, para empregar a matriz de análise, é preciso que levantemos os pontos fortes e fracos do negócio, suas ameaças e as oportunidades existentes. Mas, para isso, é preciso que a análise seja feita com um olhar distanciado e menos apaixonado do negócio”, conclui.

Olhando para um mercado com ritmo cada vez mais frenético, é importante não ficar estagnado, identificando tendências e observando novos métodos para se manter atualizado. Até porque, a concorrência é cada vez maior.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook