Xylexpo 2018 de olho nas tendências globais e na indústria 4.0

Trabalho automatizado e sistematização de processos de produção e gestão por computador serão o foco da feira moveleira de Milão

Publicado em 31 de Janeiro de 2018 | 11:53 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A 26ª edição da feira moveleira de Milão, Xylexpo, evento bienal de tecnologia para madeira e fabricação de móveis, está de olho nas tendências globais do setor e terá como um dos enfoques este ano a digitalização e a indústria 4.0. Durante a abertura do evento, que será realizado entre os dias 8 e 12 de maio de 2018, é esperada uma palestra sobre “o desafio do presente: ser digital”, que falará sobre fluxo de trabalho automatizado e sistematização de processos de produção e gestão por computador no ramo de madeira e mobiliário.

– Leia mais notícias sobre Xylexpo

Outro tema bastante aguardado pela organização e participantes da feira moveleira de Milão refere-se aos negócios realizados entre empresas (B2B) e como essas relações podem ser mais diretas e que facilitem a retomada da economia num cenário global pós-crise e de alta competitividade.

Diante dessas questões, a Xylexpo promoverá pela terceira vez o XIA (Xylexpo Innovation Award), um prêmio dedicado às empresas expositoras mais inovadoras. A ideia é abranger todo o espectro de soluções para a cadeia produtiva de madeira e móveis nas quatro categorias Processamento primário e processamento de madeira sólida, Processamento de painéis, Ferramentas e Revestimento/Acabamento.

Divulgação Xylexpo

Divulgação Xylexpo

Fabricação e processos automatizados por computador serão destaques na Xylexpo 2018

“Lar da fábrica inteligente”

A Xylexpo é organizada pela Acimall, associação das indústrias do setor moveleiro italiano, e ocupará mais uma vez o centro de exposições Fiera Milano Rho. Segundo o diretor da Acimall, Dario Corbetta, a exposição é uma vitrine para as empresas dispostas a operar no mercado italiano e comparar as soluções disponíveis dos principais fornecedores mundiais.

“Na verdade, a Xyexpo é uma exposição de relevância tecnológica. Uma exposição rica em conteúdo e de alta qualidade focada em fabricação industrial e máquinas inteligentes projetadas para serem interativas e para criar rotas de produção altamente automatizadas. Xylexpo é o lar da “fábrica inteligente”, com mais de 300 fornecedores de tecnologia, a maioria deles da Alemanha e da Itália”, ressalta Corbetta.

– Xylexpo 2016 tem aumento de 14,2% de público em relação a 2014

O diretor também lamenta a situação econômica global, que impactou severamente a indústria moveleira. “Não há dúvida de que, como qualquer outra exposição ou atividade comercial em todo o mundo, economia global tem um impacto. Estamos literalmente rastejando para fora do buraco negro onde caímos”, avalia.

Divulgação Xylexpo

Divulgação Xylexpo

Dario Corbetta: “A Xylexpo é uma exposição rica em conteúdo, focada em fabricação industrial e máquinas inteligentes”

Feira moveleira de Milão completa 50 anos

A feira moveleira de Milão, que teve sua primeira edição em 1968, completará 50 anos de atividades em 2018 e espera superar em números as exposições anteriores. Em 2016 foram mais de 440 expositores, 17,1 mil visitantes únicos com 30% de visitação internacional.

A Xylexpo atrai sobretudo fabricantes de móveis baseados em painéis (22,3% contra 18,7% usando madeira maciça), seguidos pelo comércio de máquinas e ferramentas (19,6%), marcenaria (17,5%) e materiais de fabricação (15,5%). As visitações internacionais são majoritariamente da Europa (71%) e da Ásia e Oceania (6% ).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile