Top Móbile: a construção de uma marca top of mind

Prêmio Top Móbile reconhece empresas top of mind do setor moveleiro. Saiba como construir uma marca forte

Publicado em 21 de julho de 2015 | 17:50 |Por: Portal eMobile

 

Em setembro  será realizada a décima edição do Prêmio Top Móbile – que reconhece as marcas top of mind do setor moveleiro. A noite de premiação será no dia 16, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Conheça nesta matéria algumas dicas de especialistas para construir uma marca forte.

“Uma boa marca é aquela que constrói uma identificação e uma relação com o público que seja duradoura, ela é responsável pela imagem da empresa na cabeça das pessoas”, afirma Gabriel Jacob, publicitário e designer. Esta afirmação foi publicada na revista do Top Móbile de 2011, porém a definição e preceitos para a construção da marca e sua longevidade continuam em voga.

Se todos os elementos associados à marca transmitem utilidade, o consumidor sempre precisará daquele produto e sempre lembrará daquela empresa quando precisar do produto. Não é uma tarefa simples, principalmente quando é preciso construir e manter relações business-to-business (B2B).

Leia mais:
– Finalistas do prêmio Top Móbile 2015
– Top Móbile 2015 tem novas categorias
– Microban patrocina Top Móbile 2015

O especialista em branding André Bianchi Alves, relata pontos importantes na hora de definir características da marca: a origem, o porquê do surgimento de uma empresa, e, consequentemente, da marca. “Em seguida, existem outros elementos e todos com muita importância.

O primeiro é o nome. Ele é atrativo, fácil de lembrar, está ligado ao segmento em que atua? O segundo ponto se relaciona ao posicionamento; uma marca de sucesso precisa vir com uma promessa de entregar algum valor para o seu cliente. Posicionamento é buscar a diferenciação em relação aos concorrentes.

O terceiro elemento são os atributos de imagem. “Quando o cliente ouve falar da marca, o que vai ficar gravado na mente dele? E o último ponto é o design da própria marca”, explica Alves

Construção de uma marca – pontos fundamentais
1 – Nome
2 – Posicionamento
3 – Atributos da imagem

Especialistas reforçam também a identificação e a transmissão dos reais valores da empresa como fator de diferenciação perceber as pessoas que trabalham dentro da empresa, que fabricam aqueles produtos; elas também são parte do que constitui a marca. Perceber o que constitui verdadeiramente uma empresa é olhar para si mesmo e enxergar todas as qualidades e defeitos, com o fim de criar uma imagem condizente para com o cliente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile