Todeschini amplia fábrica em Bento Gonçalves

Publicado em 29 de fevereiro de 2016 | 17:43 |Por: Cleide de Paula

 

Na tarde da sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, entregou ao presidente da Todeschini a “Licença Prévia de Ampliação”, emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – Fepam, com anuência do IBAMA/RS.

O documento viabiliza a ampliação da unidade industrial da empresa localizada em Bento Gonçalves, que receberá acesso também pela BR 470. A partir da expansão, a fábrica – que tem 56 mil m² e passará para mais de 180 mil m² – dará um salto na produção, passando para 11,9 milhões de peças de móveis por mês. Atualmente, a Todeschini produz 3,5 milhões. Além disso, também vai duplicar os postos de trabalho de 910 para 2 mil.

Com mais sete décadas de expertise no desenvolvimento de móveis e complementos para ambientes personalizados, direcionados para residências, empresas e hotelaria, a Todeschini é considerada uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Hoje, seu parque fabril é equipado com o que há de mais moderno em maquinário no mundo.

 

Divulgação Todeschini

fabrica-todeschini-aerea-andre-maioli

Sede atual da fábrica em Bento Gonçalves. Crédito da foto: André Maioli

Características como design, inovação, qualidade, solidez e confiança estão presentes tanto nos pilares da empresa, quanto em seus produtos que, alinhados com as principais tendências mundiais de arquitetura, podem ser encontrados em lojas exclusivas distribuídas em todo o Brasil, além de unidades no Panamá, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia.

É famosa no mercado por seu pioneirismo e pela constante capacidade de renovação, materializada nas novidades lançadas a cada ano. “O tempo passou, mas a essência do pensamento continua a mesma: inovar para encantar o cliente! Oferecer produtos únicos, para pessoas com personalidades únicas”, destaca o diretor-presidente da Todeschini, João Farina Neto.

A experiência adquirida ao longo dos anos, fez com que a empresa valorizasse o seu principal ativo: o “funcionário”. Com uma política de RH estruturada, mantém a gestão participativa como base fundamental, permitindo que os colaboradores se reúnam para discutir ideias de melhorias que, se forem aceitas, valem dinheiro. “A Todeschini se tornou a empresa que é graças as pessoas que trabalham aqui. Somos feitos de pessoas e, se chegamos aos 76 anos, foi por causa delas”, afirmou o presidente do Conselho da empresa, José Eugênio Farina.
• Inteligência na gestão ambiental

Sempre atenta a questão ambiental, em 2002 a empresa conquistou a Certificação ISO 14001. Depois disso, muita coisa mudou, mas não a preocupação que possui com o meio ambiente.

A Todeschini atua com o objetivo de prevenir e não combater. Para isso, adota uma série de cuidados importantes como, por exemplo, o sistema de enclausuramento das máquinas. “Desta forma, elas não eliminam pó na atmosfera e nem na própria fábrica, proporcionando melhor qualidade de vida aos colaboradores”, destaca a representante da direção Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, Cecília Cecconi.

A empresa tem implantado na sede um Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais, Sanitários e de Refeitório, no qual todo e qualquer tipo de água utilizada passa pela Estação de Tratamento e, após um processo e tratamento, ganha condições de reutilização, podendo ser aproveitada na manutenção do jardim. O que sobra vai para o rio.

Os impactos ambientais são monitorados diariamente por uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos das principais áreas da empresa. Todos os integrantes recebem treinamento específico sobre a metodologia utilizada. “Após identificar os impactos ambientais moderados e críticos, são tomadas todas as providências cabíveis, atendendo as normas da Legislação”, afirma Cecconi.

E a preocupação não para por aí! Além de ter todos estes cuidados, a Todeschini também se preocupa com a comunidade na qual está inserida. A empresa promove palestras de conscientização ambiental nas escolas municipais, estaduais e particulares de Bento Gonçalves e dos municípios vizinhos, incentiva os funcionários, seus familiares e a sociedade em geral a realizar coleta seletiva, tendo isso como uma das metas do programa de Gestão Ambiental.

Também realiza campanhas de conscientização ambiental, através de visitas a líderes de grupos operacionais das usinas de reciclagem, distribuindo sementes de araucária, de mudas de árvores em datas comemorativas como o “Dia da Árvore” e o “Dia Mundial do Meio Ambiente” e doando materiais reciclados a recicladores do município.

A Todeschini também possui sistema de exaustão, controle da emissão de fumaça dos caminhões a óleo diesel da empresa, das transportadoras, dos fornecedores e dos terceirizados que transportam os produtos dela, criando uma verdadeira gestão ambiental inteligente.

• Premiações

O reconhecimento pela dedicação e pelos resultados alcançados pela Todeschini aparece através das importantes premiações que a empresa vem acumulando ao longo da sua história. Em 2004, conquistou o título de “Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil, no Guia Exame – Você S.A.

Nos anos seguintes recebeu muitas agraciações, sendo 1º lugar em “Cozinha” e “Dormitório”, no Marcas de Quem Decide 2013, do Instituto QualiData; “Marca Mais Lembrada”, como “Loja de Cozinhas” do Top of Mind 2013 da Revista AMANHÃ; Vencedora em três categorias no 31º Top de Marketing da ADVB/RS: “Segmento de Mercado – Comunicação Digital”, “Segmento de Mercado – Indústria Nacional” e “Top Inovação em Produtos”; “Maior e mais rentável empresa”, na Região Sul, da Grandes & Líderes 2013, da Revista Amanhã e da PricewaterhouseCoopers e o projeto “Casa de Praia” exposto na Casa Cor SP 2013 foi o grande vencedor do IV Prêmio Casa Claudia Design de Interiores, na categoria “Mostras de Decoração”.

No ano passado, recebeu o Prêmio Marketing Contemporâneo, na categoria “Institucional”, com o case “Coleção SER – Reposicionamento Todeschini”; TOP Móbile, na categoria “Móveis Planejados”; “Destaque Setorial: Receita Líquida e Mais Rentável: Móveis”, na premiação o Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul, promovido pela Revista AMANHÃ e PwC e, para fechar com chave de ouro, venceu nas categorias “Indústria” e “Top Inovação em Produto” no Top de Marketing ADVB/RS.

Dados do setor em 2015

De acordo com a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – MOVERGS, o Rio Grande do Sul tem, atualmente, 2.750 empresas moveleiras, que respondem por 18,4% do total de móveis fabricados no Brasil. Em 2015, as indústrias de móveis do Estado faturaram R$ 6,63 bilhões, sendo R$ 2,5 bilhões somente em Bento Gonçalves, entre 300 empresas do segmento. Dentro da indústria de transformação, a área moveleira é a que mais emprega. É, portanto, de significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social da cidade que é um dos principais polos do segmento no Brasil.


Os comentários estão desativados.

eMobile