Homag lança plataforma digital Tapio

Novidade apresentada semana passada na Ligna 2017 reconhece a importância de aliar a eficácia das máquinas com a informação de softwares

Publicado em 29 de Maio de 2017 | 18:02 |Por: Gabriel Belo

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Homag apresentou na Ligna 2017 produtos, soluções e inovações para o setor moveleiro mundial. A principal delas foi o Tapio, uma plataforma digital para a indústria moveleira e mais um passo para a Indústria 4.0. Como as empresas estão a um passo para a Indústria 4.0, a fornecedora de máquinas e tecnologias desenvolveu a solução que combina produtos digitais para toda a indústria e conecta as máquinas de produção, além de uma ampla gama de materiais e ferramentas em uma plataforma IoT (Internet das Coisas, da sigla em inglês).

O Tapio combina o know-how de engenharia mecânica, serviço, software e a consultoria da Homag para empresas de todos os tamanhos em todo o mundo, a fim de simplificar o trabalho e aumentar a produtividade e a qualidade da produção. Segundo a empresa, o resultado é um conjunto de soluções exclusivas para uma ampla gama de processos que “os tornam mais eficientes, rápidos e confiáveis ​​do que nunca”.

Divulgação Homag

Tapio-Homag-Ligna

Tapio gera inteligência a partir de toneladas de dados coletados, que podem então ser usados ​​lucrativamente por empresas de processamento de madeira

Para isso foi fundada a companhia Tapio GmbH (com sede em Munique, na Alemanha) para operar a plataforma baseada na nuvem com produtos digitais e serviços baseados em dados (“smart services”). Portanto, segundo a Homag o usuário do Tapio é apoiado completamente na descoberta da otimização para processos de produção e comercialização.

Possibilidades
De acordo com a Homag, o Tapio está aberto a parceiros e novas soluções e, assim, todas as soluções tecnológicas para a indústria da madeira podem ser encontradas na plataforma. Isto inclui, por exemplo, um visor móvel em tempo real do estado da máquina para o operador. A solução digital oferece interfaces abertas para todos os parceiros, empresas da cadeia de mobiliário. Além disso, máquinas mais antigas também podem ser integradas na plataforma – o mesmo se aplica a diferentes soluções de software ou produtos de outros fabricantes.

–  Tecnologia e automação na Ligna

Para o bom funcionamento do Tapio, é essencial coordenar todo o processo – da produção, aos processos e ao fluxo de dados. A Homag entende que o trabalho com a madeira é complexo e entender os requisitos dos clientes é tão importante quanto o desenvolvimento de novas tecnologias e tendências. Assim, criou o Tapio para responder a questões como “Quais oportunidades digitais estão se abrindo? O que o cliente final quer amanhã? E como os serviços evoluirão?”. A solução, segundo a Homag, representa a competência da máquina, o conhecimento do software, serviços de consultoria e também de serviços.

Segurança de dados
Para alcançar esse resultado, a Homag trabalhou forte para a segurança de dados. Segundo a companhia, juntamente com os EUA, a Alemanha é líder mundial na digitalização da indústria o que vai de encontro para assumir a responsabilidade especial pela segurança de todos os dados. Seja para empresas de pequeno porte, empresas de médio porte ou corporações globais, o Tapio usa os padrões mais altos de segurança e está envolvido no Iuno – projeto da Homag para a segurança de TI para a Indústria 4.0.

Confira na galeria abaixo outras novidades apresentadas pela Homag na Ligna 2017.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile