Sindmóveis comemora 40 anos em encontro histórico

Cerimônia reuniu de forma inédita todos os presidentes da história da entidade, incluindo Edson Pelicioli empossado na noite de ontem

Publicado em 19 de janeiro de 2017 | 15:09 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Uma cerimônia emocionante com a presença dos fundadores e todos os 16 presidentes da história do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) marcou as comemorações dos 40 anos da entidade, na noite da última quarta-feira (18). Os presidentes foram homenageados em um vídeo que narra a trajetória do Sindmóveis e um troféu criado especialmente para a data. Na solenidade, também foi empossada a nova diretoria do sindicato, que será presidido pelo empresário Edson Pelicioli no biênio 2017/2018.

Jeferson Soldi/Sindmóveis

Sindmóveis

Todos os presidentes da entidade durante os 40 anos receberem um troféu de homenagem

Em seu discurso de despedida o empresário Henrique Tecchio pontuou que os três anos da gestão foram um desafio diante de tantas transformações no cenário econômico e político. O pessimismo, destaca Tecchio, não abalou o trabalho sério e articulado do Sindmóveis.

“Assumimos compromissos importantes com o polo moveleiro de Bento Gonçalves e todos foram cumpridos. Fizemos com sucesso duas edições da Movelsul Brasil; conseguimos concretizar a ida da Casa Brasil para São Paulo numa negociação que se estendeu por quase dois anos; e, por fim, iniciamos e estamos em fase adiantada na construção de uma nova sede em parceria com o CIC e Movergs”, destacou.

União do polo
O primeiro presidente do Sindmóveis, Elino Periolo, abriu o vídeo comemorativo dos 40 anos da entidade, relembrando que o empresariado local se organizou em um sindicato porque as empresas sentiram necessidade de serem representadas de forma coletiva. Segundo ele, sem experiência, mas com dedicação e vontade, o setor foi se construindo. E está na grandiosidade atual por merecimento e com grande contribuição do Sindmóveis.

Leia mais
Sindicato empossa nova diretoria
Entrevista sobre a NR12
Relatório Brasil Móveis 2016

“Pediria aos futuros administradores do Sindmóveis que tenham um cuidado todo especial com o sindicato e com a feira Movelsul Brasil, porque boa parte dos bento-gonçalvenses e pessoas de cidades vizinhas dependem desta estrutura. Então, é preciso ter presente a responsabilidade que isso representa”, apontou.

Jeferson Soldi/Sindmóveis

Sindmóveis

A nova diretoria do Sindmóveis Bento Gonçalves

Da mesma forma, o presidente eleito Edson Pelicioli clamou pela renovação da união das empresas moveleiras locais. Para ele, a história de 40 anos do Sindmóveis só foi escrita porque mais de uma centena de empresários e executivos do setor moveleiro doou seu tempo, conhecimento e energia sem ver concorrentes, mas trabalhando coletivamente por um benefício comum.

“Esse é o momento de olharmos para trás, reconhecermos o valor da união que existiu e resgatar esse espírito coletivo. Enfrentamos um cenário adverso de forte competição mundial, de inúmeras inseguranças e incertezas, de adventos tecnológicos ainda imensuráveis, de novos modelos colaborativos de negócios, e precisamos mais do que nunca contar com a contribuição de todos para superarmos os obstáculos e perpetuarmos o crescimento e prosperidade de nosso setor”, provocou Pelicioli.

Como presidente do Sindmóveis para o biênio 2017/2018, Edson Pelicioli tem como principal desafio o desenvolvimento de projetos de investimento em pesquisa e promoção comercial para busca de novos mercados e oportunidades de atuação para as indústrias associadas ao Sindmóveis. A nova diretoria também vai fortalecer os principais produtos do sindicato: as feiras Movelsul Brasil e High Design Home&Office Expo, parceria com o Informa Grupo e Summit Promo em São Paulo; o Prêmio Salão Design e os projetos Orchestra Brasil/Raiz de promoção das exportações.

Jeferson Soldi/Sindmóveis

Sindmóveis

O ex-presidente Henrique Tecchio ao lado do novo, Edson Pelicioli

Polo de Bento Gonçalves
O polo moveleiro de Bento Gonçalves é, atualmente, o maior do país em volume de produção e o mais avançado em tecnologia empregada, além de abrigar algumas das mais importantes empresas fabricantes de móveis planejados do país. Essa é uma história que começa com a fundação da Barzenski S/A, em 1955 – um marco para a indústria moveleira no estado, com a introdução da produção seriada de móveis.

O embrião do Sindmóveis nasce em 1973, quando um grupo de empresários fundou a Associação Profissional de Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, tendo como primeiro presidente Elino Periolo e Dorvalino Pozza como vice. Com o desenvolvimento do setor em profusão, em 1977 a entidade recebe a denominação de Sindmóveis. Naquele momento, organizava-se a primeira Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, hoje consolidada como a Movelsul Brasil, a mais importante feira do setor na América Latina.

Presidentes do Sindmóveis em 40 anos
– Presidente Elino Periolo: 1977-1978
– Presidente Valnei Fiorin: 1978-1981
– Presidente Nelto Scarton: 1981-1987
– Presidente Aldo Cini: 1987-1990
– Presidente Sérgio Manfrói: 1990-1992
– Presidente Astério Grando: 1992-1994
– Presidente Eurico Benedetti: 1994-1996
– Presidente Jorge Luis Manfroi: 1996-1998
– Presidente Sérgio Dalla Costa: 1999-2000
– Presidente Marcos Lazzarotto: 2001-2002
– Presidente Alcides Pasquali Filho: 2003-2004
– Presidente Volnei Benini: 2005-2007
– Presidente Henrique José Bertolini: 2008-2009
– Presidente Glademir Ferrari: 2010-2011
– Presidente Cátia Scarton: 2012-2013
– Presidente Henrique Tecchio: 2014-2016


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook