Sindmóveis comemora 40 anos de atuação

Sindicato do principal polo moveleiro do País, celebra quatro décadas de atuação em Bento Gonçalves e região

Publicado em 20 de Abril de 2017 | 17:35 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A consolidação do polo moveleiro de Bento Gonçalves é estreitamente conectada à história do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A entidade que completa 40 anos de atuação age em prol dos interesses da indústria moveleira e conduz esforços na direção de um crescimento ainda mais sustentável e articulado.

Jeferson Soldi

Sindmóveis - Movelsul Brasil 2018

Edson Pelicioli, atual presidente do Sindmóveis

Polo moveleiro no qual se caracteriza como um parque industrial para fabricação de móveis planejados, as empresas da região possuem também como estratégia lojas exclusivas e o engajamento de design no processo produtivo. Ao longo desse tempo, o apoio do Sindmóveis para o polo alcançar o patamar que hoje se encontra foi de extrema importância.

Histórico
A partir dos anos 1970, sindicato e indústria cresceram lado a lado, configurando aquele que hoje é o maior polo moveleiro do país. O embrião do Sindmóveis nasceu em 1973, quando um grupo de empresários fundou a Associação Profissional de Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves. O primeiro presidente foi Elino Periolo, com Dorvalino Pozza como vice.

Exportações apresentam recuperação

Com o desenvolvimento do setor em profusão, em 1977 a entidade recebe a denominação de Sindmóveis. Naquele momento, organizava-se a primeira Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, hoje consolidada como a Movelsul Brasil, a mais importante feira do setor na América Latina.

Representatividade
Atualmente, o polo moveleiro de Bento Gonçalves representa 31% da indústria moveleira do Rio Grande do Sul e tem uma participação de 45% no faturamento da indústria do município. São aproximadamente 300 indústrias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile