Curso sobre a NR 12 será ofertado pela Simovale e Abimaq em Chapecó

Simovale e Abimaq oferecem curso sobre a NR 12 em Chapecó

Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos é tema ofertado pelas associações

Publicado em 22 de Maio de 2018 | 17:10 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, projetistas, profissionais de manutenção e sistemas de comando de segurança e proteções terão a oportunidade de ficarem a par da NR 12. A norma regulamentadora de máquinas e equipamentos, agrega a segurança no trabalho em um curso promovido pelo Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A capacitação inicia no próximo sábado (26/05) e segue até a segunda-feira (20/58), das 8h30 às 17h30, no Hotel Desbravador, no Centro de Chapecó, em Santa Catarina.

O objetivo da realização do curso será atualizar os profissionais para conceitos atuais de segurança e proteção de máquinas e equipamentos inseridos no mercado após a legislação de saúde e segurança ocupacional da NR 12, de acordo com o sindicato. O curso será ministrado pelo engenheiro João Baptista Beck Pinto, que atua como engenheiro de segurança do trabalho e coordenador do grupo de trabalho saúde segurança do trabalho e meio ambiente.

– Ilseo Rafaeli é o novo presidente da Amoesc e Simovale

No sábado, serão abordados aspectos e princípios gerais da NR 12, a hierarquia das normas técnicas, escolha para projeto de proteções e sistemas de comando de segurança, arranjo físico e instalações, princípios de sistemas de seguranças, instalações e dispositivos elétricos, dispositivos de partida, acionamento e parada. De acordo com o sindicato e a associação, também será falado sobre a tensão limite para sistemas de comando, comando de motores elétricos, requisitos para sistemas de comando de segurança, identificação de perigos e análise de risco, riscos adicionais e apreciação de risco de máquinas em um exemplo prático.

Já no domingo, terá um debate sobre a categoria de segurança, performance level, interligação de circuito de comando de segurança, dispositivos de segurança e suas aplicações, circuito hidráulico e pneumático de segurança, proteções da zona perigosa, dispositivos detectores de presença, proteções mecânicas e tipos de proteção. Além disso, terá destaque na discussão os meios de acesso permanentes, componentes pressurizados, dispositivos para paradas de emergência, transportadores de materiais e aspectos ergonômicos.

– Indústria moveleira de Ubá debate a NR 12

O curso se encerra na segunda-feira (28/05) com discussão referente aos temas de manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos, bloqueio e sinalização de fontes de energia, sinalização geral, manuais, procedimentos de trabalho e segurança, capacitações, inventário, planejamento para implantação das adequações e abordagem sobre prensas e similares. Para participar, o investimento é de R$ 1,045 mil por pessoa em caso de associados da Abimaq ou Simovale e de R$ 1,463 mil para o público externo.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile