Segmentação é a aposta para se destacar no ecommerce

A categoria de Casa e Decoração que inclui os móveis de madeira está entre as mais vendidas no comércio eletrônico brasileiro

Publicado em 18 de outubro de 2015 | 9:00 |Por: Pedro Luiz de Almeida

 

Para os  empreendedores do setor moveleiro que desejam se destacar no comércio eletrônico, a dica é apostar na segmentação e encontrar um bom nicho de atuação. De acordo com relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae, a busca por um diferencial  é a chave para que o negócio seja lucrativo e se destaque no mercado.

Divulgação Movelaria

Nicho

A Moveleira Empresa de Bento Gonçalvez  do RS, permite que o cliente monte seu próprio projeto diretamente pelo site

Antes de iniciar as atividades o Sebrae aconselha os empresários a responderem três perguntas básicas: Para que público-alvo os produtos serão vendidos? Existe muita competição neste mercado? Esta atuação é viável para a empresa?

Se a resposta para as questões anteriores estiverem bem claras, ele já pode começar a definir o seu produto final.

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Case

O nicho encontrado pelo site ‘Movelaria’  foi o de oferecer a opção de personalização de móveis e ambientes. A ideia do negócio surgiu após o fundador Rosandré Giacomello não conseguir encontrar um sofá do tamanho que ele precisava “Eu tinha um espaço de 1,15 m, mas na internet os modelos que eu encontravam ou eram muito pequenos ou muito grandes, então eu percebi que aquela minha necessidade poderia ser a necessidade de muitas outras pessoas”, conta.

Desse momento de insight surgiu a semente que culminaria na plataforma de e-commerce. Após quase dois anos de planejamento e estruturação  o site foi inaugurado em 2013. “Definir o nicho de atuação é vantajoso para o pequeno negócio, porque evita competir com os grandes sites de compra”, completa Giacomello.

Dicas

shutterstock

nicho

Cerca de 61 milhões de brasileiros já fizeram compras pela internet

Além da definição do nicho e conhecimento aprofundado do produto que se está vendendo, os novos comerciantes precisam se atentar a outros detalhes, como o investimento em marketing e montagem da equipe.

“Apesar de não ter despesas com aluguel por exemplo que uma loja física tem, o investimento em marketing e divulgação é fundamental, para que os clientes cheguem até você”, aconselha Giacomello.

No que se refere a construção do site, o moveleiro deve estar atento a forma como seus produtos estão expostos. Profissionais do Sebrae aconselham a incluir uma lupa para melhorar a visualização de detalhes dos mobiliários assim como a descrição das dimensões estarem bem especificadas.


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