SCM Tecmatic realiza Open House sobre automação em 2019

Evento será realizado em Rimini, na Itália, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, com foco em sistemas de automação flexíveis e de interação homem-robô

Publicado em 30 de novembro de 2018 | 17:00 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Automação por meio da robótica integrada será o foco do evento Smart & Human Factory, que será realizado de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019, no Centro de Tecnologia da sede da SCM Tecmatic, em Rimini, na Itália. A empresa irá fazer uma apresentação exclusiva de seus novos sistemas, o flexível, o modular e o reconfigurável, projetados para fornecer uma resposta cada vez mais eficaz e rápida aos desafios da customização em massa na produção da indústria moveleira.

O Open House resumirá o objetivo da nova linha de produtos SCM Tecmatic, de fornecer a tecnologia de automação para produção da indústria moveleira de forma mais amigável. Além de simplificar consideravelmente o layout da fábrica, irá torná-lo mais eficiente, criando um novo modelo de interação entre humanos, robôs e máquinas, de acordo com um design de células abertas e seguras.

A empresa idealizou a opção de reconfigurar o processo de produção da indústria moveleira sempre que necessário, para processar rapidamente lotes cada vez menores. Uma nova fábrica inteligente e humana, também progredindo em termos de fluxo de trabalho é outra ação. Tarefas humanas arriscadas e repetitivas são minimizadas e os operadores podem se concentrar em tarefas de maior valor agregado.

Soluções para produção da indústria moveleira

A SCM oferecerá aos clientes uma ampla gama de soluções no evento. A primeira, são as células flexíveis servidas por robôs antropomórficos industriais para tarefas repetitivas e de baixo valor agregado. Uma solução ideal para corte ou serra de serra, fresagem, perfuração e bandagem de borda ou para reorganizar a seqüência da peça entre uma fase do processo e a próxima.

Ilhas Colaborativas também serão novidades da SCM. Humanos e robôs colaborativos trabalham lado a lado, compartilhando o espaço de trabalho disponível com segurança, sem a necessidade de gabinetes ou sistemas similares. As “cobots” são usadas nos estágios finais do processo, como montagem, inserção de hardware, distribuição de cola e acabamento superficial.

Interconexões flexíveis de células de usinagem e ilhas de montagem com Robôs Móveis Autônomos (AMR) para o momento exato são ofertadas no evento. Um salto para frente em comparação com os veículos autônomos tradicionais do passado. Neste caso, não são necessárias referências artificiais, como fitas ou refletores, porque os AMRs são capazes de se orientar autonomamente no espaço, identificando o ambiente circundante e selecionando os mais rota eficiente para o seu destino. Isso aumenta o retorno sobre o investimento e a flexibilidade de reconfiguração de rotas.

Outras soluções ofertadas

Além das soluções citadas, a SCM Tecmatic fornece o Software Master Supervision Watch para gerenciar e monitorar o estado de cada produto sendo usinado durante todo o processo. As fases de corte de painéis, bordas e furação são otimizadas para obter os mesmos resultados que nos processos de produção padrão. Os pedidos são colocados juntos no final do processo, atrasando a personalização até esse estágio. Isso evita enormes quantidades de itens dispersos logisticamente e ajuda a minimizar o desperdício e rejeita.

Por fim, a IoT, inovadora plataforma “Maestro connect” aproveita ao máximo o potencial do conceito “Internet das Coisas”. Um sistema de coleta e análise de dados baseado em tecnologias SCM, garante, por um lado, controle total sobre o fluxo de produção e, por outro, a implementação de modelos de manutenção inteligente e preditiva.

Entre as vantagens oferecidas pelo sistema estão o aumento de produtividade e diminuição do tempo de inatividade, controle de custos operacional contínuo e aprimorado, menores custos de manutenção e capacidade de monitorar parâmetros e desempenho da máquina em tempo real.

Novo modelo de interação

De acordo com o diretor da divisão da SCM Tecmatic, Luigi de Vito, o Open House será uma oportunidade de experimentar um novo modelo de interação entre máquinas e robótica industrial e colaborativa, manuseio logístico no nível do solo e software. “Nossa proposta é de ponta, projetado para resolver todos os problemas críticos decorrentes da customização em massa, bem como para garantir efetivamente o progresso do fluxo de trabalho do operador.”

“A SCM Tecmatic mostrará a conquista de novas fronteiras em automação, sem esquecer o fator humano, conforme indicado pelo título ‘Smart & Human Factory’, nossa força está sendo não apenas um fornecedor, mas um parceiro – pronto para apoiar nossos clientes em seus negócios”, complementa.

Os sistemas flexíveis e reconfiguráveis e o software de supervisão da SCM são projetados para revolucionar todo o sistema de produção, otimizando os recursos utilizados e reduzindo o desperdício, rejeitando e reequipando os requisitos durante as trocas de produtos. Além disso, os shuttles de plantas permitem o gerenciamento mais eficiente de todos os fluxos logísticos relacionados ao processo.

– Grossl aposta em soluções para auxiliar setor moveleiro e reduzir custos

O processo elimina as tarefas de baixo valor agregado exigidas da equipe humana, como a necessidade de recuperar todas as peças espalhadas pela fábrica. A introdução da automação robótica também reduz os requisitos de pessoal humano, além de simplificar bastante o trabalho exigido dos operadores e aliviá-los de atividades perigosas, novidades expostas pela SCM Tecmatic na Open House.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile