SCM Tecmatic apresenta duas novidades em lixadeiras

Vencedora nove vezes do Prêmio Top Móbile na categoria Lixadeiras, empresa traz dois novos modelos para o setor

Publicado em 29 de setembro de 2017 | 9:50 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Nesta semana a SCM Tecmatic, fabricante de máquinas para a indústria moveleira com sede em São Bento do Sul (SC), realizou o evento Portas Abertas SCM Tecmatic. Durante os três dias, cerca de 200 industriais moveleiros de todas as partes do Brasil marcaram presença no evento. E a nove vezes campeã do Prêmio Top Móbile na categoria Lixadeiras apresentou duas grandes novidades no Brasil. Trata-se das lixadeiras DMC System e DMC Eurosystem.

Thiago Rodrigo/Revista Móbile

SCM Tecmatic - indústria moveleira

O gerente Tiago Costa destaca que as duas lixadeiras são top de linha em nível mundial

De acordo com o gerente comercial da SCM Tecmatic, Tiago Costa, são tecnologias que “só vemos em feiras internacionais e estamos proporcionando essa realidade para o mercado brasileiro com foco no alto acabamento”. As lixadeiras são importadas da SCM Group, da Itália.

DMC Eurosystem

Possibilitando alto valor agregado ao mobiliário da indústria moveleira, a Eurosystem tem uma tecnologia aguçada, de acordo com Costa, e é uma máquina competitiva para quem quer fazer os primeiros passos em pintura.

“Ela faz a função de calibrar [o substrato] lixar fundo, lixar lâmina e preparar peças para acabamento alto brilho. Então, 90% que o mercado moveleiro está pedindo, ela faz”, explica o gerente. Para o acabamento alto brilho, o gerente aponta que ela tem um sistema multidirecional. Nas linhas de lixadeiras nacionais não há uma máquina que realize o lixamento transversal. “No polimento, sem marcas, é preciso lixar em várias direções. Ao lixar somente no longitudinal, no polimento é possível ver os riscos das lixas. Agora, com o trabalho tanto no longitudinal quanto no transversal, no polimento se tem um resultado melhor”, assinala.

DMC System

“A DMC System é o topo da tecnologia”, frisa o gerente. Além de garantir uma produtividade maior para a indústria moveleira, ressalta, a máquina tem um grupo planetário como grande diferencial (veja no vídeo abaixo).

“Essa máquina, além de fazer tudo o que a Eurosystem realiza, ela faz o lixamento de peças fresadas e vazadas, graças ao planetário e às escovas que estão no grupo seguinte. Além disso, realiza a remoção da parte mole da madeira. “Em uma madeira maciça ela vai deixar só os veios. Em uma lâmina, ela garante o poro aberto. Essa máquina é o que tem de top no mercado”, salienta Costa.

No final da lixadeira DMC System há um grupo transversal externo. Enquanto na Eurosystem é um pequeno de entrada de cinco metros de comprimento, a System tem na saída e de 9,50 metros. “Isso garante uma refrigeração melhor de lixa, uma vida útil ótima e uma produtividade imensa. Então, são níveis de tecnologia e investimentos diferentes, mas as duas são tecnológicas. Ela é o 100% que o industrial moveleiro precisa”, garante o gerente.

Thiago Rodrigo/Revista Móbile

SCM Tecmatic - indústria moveleira

Grupo planetário é o grande diferencial da lixadeira DMC System

Indústria moveleira

A máquina importada da Itália já conta com um comprador. É a Lacatto Móveis, que faz parte da Paulete Armários, empresa situada em Goiânia (GO). O diretor Carlos Alberto Vieira Soares diz que a importância de participar do evento é ver e poder antecipar as tendências no mobiliário. “Isso é o que as grandes empresas fazem. Quando eles chegam com novidade aqui, já foi feito a pesquisa há três, quatro, cinco anos atrás. O evento tem feito isso, antecipar o futuro”, assinala.

Thiago Rodrigo/Revista Móbile

SCM Tecmatic - indústria moveleira

“É um evento pequeno e focado que realmente atende as necessidades da empresa que não seria produtividade, mas sim acabamentos diferenciados”, ressalta Soares, diretor da Paulete Armários

Para ele, o acabamento fino, seja com pintura ou na lâmina de madeira, foi um dos principais motivos para estar presente e adquirir o maquinário. “É uma tendência do mercado alto e sair da concorrência e sair da disputa de apenas corte, colar e furar a chapa”, explica. A Lacatto é um braço da Paulete Armários que presta serviço para a própria empresa e terceirizar para outros fabricantes da região.

Soares espera oferecer, com a DMC System, acabamento fino com estabilidade no processo, qualidade e rapidez, junto com eficiência e diversidade de produtos. “É um equipamento muito versátil. A ideia é agregar muito valor ao produto final”, destaca.

“É possível fazer uma porta estilo provençal ou retrô com eficiência, fazer uma laca alto brilho podendo realçar todas as qualidades do produto. Com o equipamento se tem uma base bem feita e é possível realçar isso no produto final”, acrescenta.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile