Sayerlack investe em ferramenta da TOTVS e otimiza força de vendas

Companhia apostou no TOTVS Smart Analytics para gerar relatórios com informações atualizadas e garantir uma tomada de decisão mais ágil e precisa

Publicado em 29 de agosto de 2017 | 16:15 |Por: Thiago das Mercês

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A Sayerlack, multinacional brasileira que atua no mercado de tintas e vernizes para madeira na América Latina, conta com distribuição em mais de 85 países. Com uma operação dessa dimensão, um dos pontos mais sensíveis era a gestão da força de vendas. Pensando nisso, a empresa apostou no Smart Analytics, ferramenta de Business Analytics da TOTVS, desenvolvida em parceria com a GoodData, provedora americana de plataforma de análise de dados na nuvem, para administrar, em tempo real, a performance do seu time comercial.

Em 2015, a Sayerlack percebeu que necessitava integrar os resultados das vendas e consolidar as informações de cada produto e pedido em seu sistema, para que o acompanhamento do desempenho comercial fosse diário e automático. O objetivo do projeto era, além de normatizar e organizar os processos, obter informações ágeis e aumento de produtividade.

Jorge Mariano/Revista Móbile

Sayerlack - Fimma Brasil 2015

Antes da TOTVS, a Sayerlack buscava, entre outras coisas, aumentar a produtividade e a força de vendas

Antes da chegada da TOTVS, a companhia dependia de processos manuais e controlados por planilhas para administrar as metas da equipe, o que requisitava muito tempo e gerava inconsistências. Esse ponto inviabilizava uma tomada de decisão rápida e inteligente dos gestores.

Com o Smart Analytics, os diretores e gerentes não precisam esperar o encerramento do mês, para então, nos primeiros dias do mês subseqüente, levantar os dados, gerar os gráficos e saber se as metas foram, ou não, atingidas. Agora, essa dinâmica acontece em qualquer hora e lugar, já que a solução está disponível também em dispositivos móveis.

O dinamismo do mercado brasileiro exige que a Sayerlack enxergue todas as etapas da venda e do relacionamento com seus potenciais clientes. A tecnologia possibilita ao gestor de vendas enxergar com clareza quais esforços poderão ampliar a força de vendas para a empresa. Hoje, os cerca de 150 funcionários comerciais recebem feedbacks constantes de suas tarefas e os gestores sabem exatamente o que foi vendido, o que não foi e o que precisa de uma maior atenção.

– Designer utiliza acabamento da Sayerlack em mostra

“Com a TOTVS ganhamos um diferencial competitivo e importante diante do cenário econômico mais desafiador. Conseguimos avaliar online a evolução do mês e realizar as nossas projeções com base em dados da solução”, explica o supervisor de TI da Sayerlack, Juliano de Souza.

De acordo com o head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS, Mario Almeida, a aplicação da tecnologia para potencializar o desempenho das pessoas é uma realidade da transformação digital. “A experiência da Sayerlack nos mostra que a combinação de tecnologia, processos e pessoas é a receita de sucesso dos negócios nessa nova era digital. Os dados permitiram mais decisões acertadas à companhia como um todo, enquanto apoiou a equipe comercial a atingir seus objetivos”, conclui. A Sayerlack também utiliza o software de gestão da TOTVS e as soluções MRP e WMS. A companhia tem fábricas no Brasil, Chile, Estados Unidos e Itália.


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