Rehau usa impressão 3D na confecção de protótipos de móveis

Com a impressora distribuída pela Alcateia, a Delta produziu três peças em apenas um dia, atendendo prazo e necessidades do cliente

Publicado em 27 de novembro de 2017 | 17:22 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Rehau usou a impressão 3D para confeccionar protótipos de peças utilizadas na fabricação de móveis e, como resultado, garantiu satisfação e redução de 97% de tempo, o que permitiu atender seu cliente dentro do prazo requerido. O processo convencional e a apresentação de protótipos e amostras levam no mínimo 30 dias e envolvem as áreas de engenharia e produção. Caso seja um sistema de peças, mais de uma ferramenta pode ser necessária para mostrar o funcionamento do conjunto. Com a impressão 3D, os protótipos ficaram prontos em um dia.

Segundo o gerente geral da Rehau no Brasil, Alexandre Novoselecki, a utilização da impressão 3D para produção do protótipo foi simples, rápida e eficiente. “A partir de um desenho inicial com dimensões definidas nos três eixos, foi possível produzir o protótipo para apresentarmos ao cliente em aproximadamente um dia. O processo é muito mais rápido e tem custo reduzido. Como resultado, tivemos uma peça que atendia às necessidades do cliente”, explica.

“Foram produzidas três peças distintas, cada uma com aproximadamente 15 cm de comprimento. Apesar do tamanho reduzido dos protótipos, foi possível demonstrar com sucesso a aplicação e montagem do projeto, deixando o cliente satisfeito com o resultado”, complementa Novoselecki.

Impressão 3D

O serviço foi realizado pela Delta Informática, que já prestou diversos serviços e forneceu equipamentos para a Rehau em várias ocasiões. “Sabendo dos serviços oferecidos pela Delta em impressão 3D, quando surgiu a necessidade de produção desse protótipo, optamos por realizar com ela”, assinala o executivo da alemã.

Para o diretor da Delta, Alexandre Renda Macluf, a forte parceria com a distribuidora Alcateia permitiu atender a Rehau e muitos outros clientes. “Como revenda da Alcateia, temos acesso a informações, equipamentos de última geração, com tecnologias reconhecidas no mercado e recebemos treinamento contínuo, o que faz toda a diferença no fechamento de negócios”, assinala Macluf, que informa que a utilização da impressora 3D MakerBot Replicator +, distribuída pela Alcateia, foi determinante para o bom resultado, uma vez que ela garante precisão, qualidade de acabamento e facilidade de uso que permitiram que o projeto tivesse sucesso.

Protótipos

Na Rehau, os protótipos são de peças e componentes que podem ser utilizados na fabricação de móveis, refrigeração comercial e esquadrias de PVC. Tais protótipos necessitam de desenhos detalhados. Por isso, se torna indispensável a produção de uma ferramenta específica.

– BNDES muda fórmula para financiamento de máquinas

A Rehau atua nos segmentos de construção e indústria no Brasil e trabalha com o princípio de substituir materiais tradicionais por soluções criativas de polímeros de melhor desempenho. A empresa, que em 2016 comemorou 40 anos de atividade no Brasil, chegou ao país em 1976 e desde então caminha ao lado da evolução do mercado de móveis e construção/PVC. Presente em mais de 170 localidades em 54 países, a Rehau conta com mais de 22 mil colaboradores.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile