Sob Medida: Qualificação para marceneiros

Edição 85 da Móbile Sob Medida aborda a importância da qualificação para marceneiros

Publicado em 5 de junho de 2014 | 13:00 |Por: Patricia Blümel

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Revista Móbile

Móbile Sob Medida 85

Móbile Sob Medida 85

A edição 85 da Móbile Sob Medida já está em circulação e traz, como foco, matérias que evidenciam a importância da qualificação para marceneiros como fator de diferenciação no mercado. Isso é ainda mais necessário quando se trata de uma micro ou pequena empresa. Em uma matéria sobre mão de obra, o gerente comercial do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), Emerson Langner, alerta: “a falta de mão de obra especializada tornou-se crônica também no setor moveleiro”.

Por outro lado, cursos oferecidos por entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), têm vagas de sobra. Um dos motivos, segundo avaliação do gerente da unidade do Senai de Arapongas, Nilson Violato, e que muitos marceneiros não querem mais trabalhar como empregados e seguem em busca de abrir seu próprio empreendimento.

Leia mais:
Masisa e Fiep lançam curso de marcenaria para mulheres
Cursos gratuitos para marceneiros; veja como se inscrever
Grupo São Paulo pretende expandir

A publicação também apresenta matérias sobre as feiras do setor. Como inspiração para os marceneiros, uma breve passada pelo Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), que é referência no setor de decoração e aconteceu em meados de abril. Em outra matéria, os resultados da 6ª edição da Feira de Fornecedores Industriais do Nordeste (Forind NE), apontando o otimismo dos empresários do setor na Região Nordeste. É possível conferir, ainda, os preparativos para a ForMóbile (Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis) que reunirá, em julho, empresas do Brasil e do exterior.

Na seção “Sustentabilidade”, explicamos sobre a procura por matérias-primas sustentáveis, ação que tem sido cada vez mais recorrente. O FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), um dos selos florestais mais reconhecidos no mundo, tem por objetivo orientar o consumidor em suas decisões de compra. Em prol disso, a organização lançou um catálogo para não deixar dúvidas da proveniência da matéria-prima e fomentar o uso de madeira certificada no setor.

Confira todas as matérias na versão para os assinantes, que está disponível no www.emobile.com.br/revistas/sobmedida. Assinaturas podem ser solicitadas pelo 0800-9791981. Um mês após a circulação, a revista pode ser consultada de forma gratuita no site.


Os comentários estão desativados.

eMobile