Projeto Mobstone estimula união entre designers, fabricantes de móveis e setor de rochas

Iniciativa da Fimma Brasil 2019 e da Movergs selecionará sete empresas para concepção de mobiliário com o uso de rochas ornamentais

Publicado em 17 de julho de 2018 | 15:20 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Estão abertas até o dia 31 de julho deste ano as inscrições para uma iniciativa que pretende aproximar os setores moveleiro e marmorista, tendo os profissionais do design de móveis como meio de campo. Trata-se do projeto Mobstone Fimma – Mobiliário em Pedra, uma ação paralela da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil), que em 2019 terá entre suas novidades um espaço exclusivo para o segmento de rochas ornamentais.

Poderão participar do edital os designers integrantes do Projeto Raiz do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), as empresas fabricantes de móveis associadas à Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), bem como os fornecedores e processadores de rochas expositores da Fimma Brasil 2019.

“O segmento rochas será um novo nicho dentro da feira em 2019 e com ele apresentaremos o projeto Mobstone, uma ação que pretende valorizar o trabalho das três áreas envolvidas e revelar a beleza e a funcionalidade das peças”, comenta o presidente da Fimma Brasil 2019, Henrique Tecchio, que em fevereiro antecipou ao Portal eMóbile a inclusão do segmento de rochas na feira.

Com funcionará o Projeto Mobstone

O objetivo do projeto Mobstone é unir as três frentes (designer, empresas de móveis e de rochas ornamentais) e selecionar os melhores itens que resultarem desta cooperação. Com isto se pretende potencializar ganhos em escala e maximizar os produtos das cadeias produtivas envolvidas, bem como agregar valor aos móveis com o uso de rochas ornamentais, uma das tendências que se destacaram, por exemplo, no Salão do Móvel de Milão em abril deste ano.

Serão selecionadas até sete empresas fabricantes de móveis inscritas no projeto Mobstone, prioritariamente de segmentos diferentes, enquanto que os designers serão selecionados pelas próprias fabricantes de móveis, que levarão em consideração o portfólio do profissional e a estratégia comercial da empresa. Quanto aos marmoristas inscritos, eles serão selecionados pelas empresas moveleiras, juntamente com os designers e a Movergs.

A Pro Marmo Revenda de Pedras fornecerá as rochas para a produção de protótipos e amostras, enquanto que as empresas moveleiras arcarão com os custos dos demais materiais e processos necessários. Já o marmorista ficará responsável pelos custos em processamento de rochas. Os produtos selecionados serão expostos durante a Fimma Brasil 2019.

Critérios para concepção dos produtos

Passado o prazo de inscrições, a divulgação dos selecionados acontecerá no dia 06 de agosto e a entrega do protótipo deverá ser realizada até 20 de dezembro. O prazo para as finalizações, para posterior liberação de fotos e divulgação, será até dia 31 de janeiro de 2019. Os produtos deverão ser concebidos respeitando os seguintes critérios:

1 – Os designers deverão desenvolver produtos com a utilização da rocha como matéria-prima principal ou secundária do mobiliário a ser projetado;

2 – A empresa de móveis se propõe a fabricar um produto, projetado pelo designer, sendo que este deve ser viável para possível implementação em linha;

3 – A empresa de móveis possui total liberdade para criar uma coleção a partir do produto desenvolvido com o designer, ampliando a gama de produtos para além do modelo a ser exposto, caso possua interesse. Isso dependerá dos detalhes de negociação entre o designer e a estratégia comercial da própria empresa;

4 – A Pro Marmo fará uma seleção das peças, que serão disponibilizadas para o projeto. Dentre as quais o designer poderá escolher a que melhor se adequa ao seu produto;

5 – O marmorista receberá a matéria prima e executará as operações necessárias, para a fabricação do produto que será entregue à empresa moveleira para a finalização das amostras.


Os comentários estão desativados.

eMobile