Proadec apresenta novidades em fitas de borda e de mercado

Empresa lançou as linhas Pro High Plus e Pro Matt na Interzum deste ano e está em processo de venda a empresa alemã Surteco

Publicado em 28 de julho de 2017 | 14:53 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Proadec Brasil, fornecedora de fitas de borda em PVC e ABS, apresenta ao mercado moveleiro duas novas coleções de fitas de borda. A Pro High Gloss Plus tem acabamento alto brilho com efeito espelhado e a Pro Matt tem acabamento fosco sem brilho e com superfície aveludada. As duas novidades são tendência na Europa e foram lançadas na Interzum deste ano e já estão disponíveis no Brasil.

Thiago Rodrigo/Revista Móbile

Proadec

O diretor Antonio Cardona destaca que as novidades estão dentro das tendência europeias de mobiliário

Outra novidade é que a empresa do Grupo Probos foi comprada pela alemã Surteco – grande fabricante mundial de materiais de superfícies decorativas e extrusões técnicas à base de plástico. A compra foi efetuada pelo equivalente a 99 milhões de euros livres de impostos ou taxação que foram financiados a partir de transações por fundos e empréstimos. O Grupo Probos registrou 66 milhões de euros em vendas no ano de 2016. Com o negócio, a Surteco pretende aumentar a capacidade de produção de fitas de borda e expandir a área de vendas, além de se fazer presente no mercado brasileiro.

Alto brilho e fosco
A fita de borda Pro High Gloss Plus tem um acabamento alto brilho desenvolvido pelo processo de alta tecnologia de lacagem que oferece um produto totalmente à prova de abrasão e riscos na superfície. “A principal diferença da Pro High Gloss Plus dos outros produtos alto brilho disponíveis no mercado é a perfeição na superfície, que se torna um verdadeiro espelho, sem pequenas imperfeições que os produtos alto brilho tinham até o momento”, detalha o diretor da Proadec, Antonio Cardona.

O acabamento Pro Matt é uma fita de borda sem brilho nenhum e com uma superfície aveludada e suave que também conta com resistência ao risco e abrasão. “A grande vantagem do Pro Matt é que, além de contratipar as grandes tendências dos fabricantes de chapas, tem alta resistência. Até essa tecnologia ser lançada todos os produtos Matt que você passe o dedo ou a unha já riscava, eram superfícies extremamente sensíveis. E com essa nova tecnologia de aplicação da laca Matt que estamos utilizando, a superfície ficou muito mais resistente”, explica Cardona.

Segundo o diretor, o Matt é uma grande tendência no mercado para as cores lisas. “Todos os grandes fabricantes de chapas europeus estão lançando esse tipo de produto em cores lisas, mas sem brilho nenhum e com esse toque de superfície aveludada”, destaca. “Agora nós também temos a tecnologia necessária para deixar todas essas cores dos fabricantes de chapas disponíveis nas fitas de borda como cores lisas. O Pro Matt foi desenvolvido especialmente para esse formato, exclusivo para cores lisas”, acrescenta.

Desenvolvimento
Para alcançar a alta resistência do Pro High Gloss Plus e do Pro Matt, a empresa desenvolveu, em conjunto com os fornecedores em linhas de impressão, uma nova tecnologia de lacagem aplicadas em ambas as linhas. “São linhas com uma tecnologia de aplicação de laca completamente diferente do padrão encontrado no mercado. É utilizada uma tecnologia específica para esses produtos. A aplicação da laca acontece em vários passos e, sem dúvida, uma tecnologia inovadora”, declara o Cardona.

– 8º Congresso Nacional Moveleiro ocorre em setembro

Além do acabamento alto brilho e fosco serem fortes tendências no mercado europeu, o diretor assinala que o mercado brasileiro está aceitando cada vez mais o brilho. Na opinião de Cardona, o Pro Matt tem fortes chances de crescimento no país, visto que os fabricantes de móveis da Região Sul (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina) são os clientes com maiores demandas.

Acabamentos transversais
Outro tipo de acabamento muito utilizados na Europa são os transversais. “Temos quatro acabamentos distintos transversais no qual o desenho [do padrão aplicado no painel de madeira] é em um sentido e a textura [da fita de borda] no sentido contrário. Os acabamentos são Dunacross, Sagade, Rustical, e Linen. Essa ideia é uma tendência que foi criada na Europa, visando à beleza visual e por ser considerada esteticamente muito inovadora”, enaltece Cardona. “Essa ideia é uma tendência, uma moda que se criou na Europa. É uma questão visual e de estética. Considera-se esteticamente muito inovador e, portanto, uma tendência muito forte na Europa”, pontua.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook