PIB atinge R$ 1,2 trilhão no primeiro trimestre

Economia cresce 0,2% no período, exportações sobem e indústria recua 0,8%

Publicado em 30 de maio de 2014 | 17:30 |Por: Julia Zillig Rodrigues

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Mais um resultado mostra os leves movimentos de recuperação da economia brasileira. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao anterior. Totalizou R$ 1,2 trilhão no período de janeiro a março de 2014.

Antonio Pinheiro/GERJ

foto - matéria PIB eMobile cópia

Indústria registrou queda de 0,8% no primeiro trimestre de 2014

Na comparação com o primeiro trimestre de 2013, o PIB registrou alta de 1,9%. No acumulado dos últimos quatro trimestres, o crescimento foi de 2,5%, após revisão feita pelo instituto – o índice antes da reavaliação, que aconteceu em virtude de uma nova análise das Contas Nacionais do ano, era de 2,3%.

Leia mais:
Prévia do Índice de Confiança da Indústria sinaliza queda
CNI aponta baixa na atividade da indústria de móveis
Coeficiente de exportação da indústria de móveis fica em 5%

Já quando o tema são os crescimentos dos principais setores da economia brasileira, houve bons resultados para a agropecuária, com crescimento de 3,6% e de 0,4% nos serviços. Já a indústria andou na contramão, com queda de 0,8%. Comparado ao primeiro trimestre de 2013, o crescimento foi positivo para a agropecuária (2,8%), Serviços (2%) e Indústria (0,8%).

Em relação à indústria da transformação, o IBGE destacou uma retração de 0,5% no período, puxada por setores como máquinas, veículos automotores, produtos de metal e mobiliário. O consumo das famílias, de acordo com o IBGE, acumulou a 42ª alta no primeiro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior, de 2,2%. No mesmo período, as exportações cresceram 2,8%, enquanto que as importações aumentaram 1,4%.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile