Renata Braga fala sobre carreira e experiência

Em entrevista a Móbile Fornecedores, a gerente-executiva de marketing e produtos da Duratex, Renata Braga, conta sobre carreira de 28 anos frente à empresa

Publicado em 17 de maio de 2014 | 14:06 |Por: Marina Gallucci

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Prata da casa da Duratex, onde está há 28 anos, a gerente-executiva de marketing e produtos da companhia, Renata Braga, conta à Móbile Fornecedores um pouco de sua experiência, seu cotidiano e seus hobbies – entre eles, o de cultivar orquídeas. “A sua delicadeza contribui para o equilíbrio do dia a dia”, afirma. Conciliar a vida familiar com a profissional e, no trabalho, estar atenta às tendências e movimentações do mercado fazem parte da sua rotina “dinâmica”, como a própria Renata define. Confira:

Divulgação Duratex

Renata Braga, gerente de Marketing e Produtos da Duratex

Renata Braga, gerente de Marketing e Produtos da Duratex

Móbile Fornecedores – Qual a sua formação e como se deu sua trajetória profissional? Sempre trabalhou no setor? Se não, como foi o ingresso?
Renata Braga – Sou formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie, pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e fiz MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). A Duratex foi praticamente o meu primeiro trabalho. Estou na empresa há 28 anos e tive oportunidade de atuar em vários segmentos de mercado. Iniciei minha carreira como promotora técnica, especificando portas em construtoras; passei pelas áreas de planejamento mercadológico, produtos e comunicação. A estrutura da Duratex foi fundamental para a ampliação do meu conhecimento sobre o mercado. Minha atuação sempre foi pautada no atendimento ao cliente e em soluções inovadoras para o mercado.

Leia mais:
Fimma Brasil: Depois da tempestade, a bonança
Tom Dixon leva ousadia a móveis e iluminação
Quem é o novo consumidor brasileiro?

Quais foram os maiores aprendizados e conquistas durante esse período? Existiu um momento marcante?
Renata – O principal aprendizado foi trabalhar em equipe, não só internamente, mas com outras empresas, clientes, fornecedores e especificadores. Essa entrega é muito importante para que o que você faz tenha valor e faça sentido. Aprendi também o quanto é relevante estar próximo ao mercado para fazer a leitura correta de suas demandas. Um dos momentos mais marcantes da minha carreira na Duratex foi o projeto MDF, pela sua inovação, pela dimensão alcançada, sua complexidade e por ter sido um trabalho no qual pude participar, desde a fase da identificação da oportunidade até sua implantação e lançamento. Um produto que se tornou um sucesso no mercado brasileiro e a cada ano apresentas taxas importantes de crescimento. Um verdadeiro case internacional.

Quais considera os maiores desafios da área de marketing, de maneira geral e, especificamente, no segmento em que a Duratex atua?
Renata – O maior desafio é entender o comportamento do consumidor e as tendências que regem o mercado, já que este é o posicionamento da companhia: inovar e se antecipar às tendências. Nossa missão é ser referência, ser a primeira a levar essas respostas. Para isso, precisamos estar antenados e conectados com tudo que está relacionado ao dia a dia das pessoas e transformar nossos produtos em elementos de desejo para o mercado.

Como é o seu dia a dia de trabalho, sua rotina, as tarefas que executa? Quais as maiores motivações e desafios que encontra diariamente?
Renata – A minha rotina é muito dinâmica. Estar junto com o time discutindo projetos, acompanhando o planejamento, contribuindo com o feedback para equipe sobre os projetos, visitar o mercado e entender sobre o que ele precisa, além do relacionamento com clientes, fornecedores e influenciadores que impactam nesse mercado. Minha meta é todos do time vestindo a mesma camisa.

Confira a entrevista completa na edição 260 da revista Móbile Fornecedores.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile