Orgatec 2016: dicas valiosas para visitar a feira

Orgatec 2016 reúne conceitos para mobiliário para escritório e acontece de 25 a 29 de outubro, na cidade de Colônia, na Alemanha

Publicado em 22 de setembro de 2016 | 15:24 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

A Orgatec é a maior feira internacional de negócios exclusivamente para o universo dos ambientes corporativos. O fato da Orgatec ter uma visão diferenciada, tem levado um número crescente de grandes empresas a escolher Colônia como o local para apresentar seus produtos a nível mundial. A Feira Orgatec 2016 acontece de 25 a 29 de outubro, na cidade de Colônia, na Alemanha.
Desde 2013, a Koelnmesse tem mudado e modernizado muito a Orgatec, afastando-a de uma feira de negócios com ênfase em mobiliário de escritório, e posicionando-a como uma plataforma internacional para ambientes corporativos modernos. Esse novo conceito foi desenvolvido em cooperação com as principais empresas do setor, para melhor atender as demandas do mercado.
Confira entrevista com Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras e Representante da Koelnmesse no Brasil.

brena

Brena Bäumle

Portal eMóbile – Poderia, por gentileza, contextualizar a importância da Orgatec para a indústria de móveis para escritório? 
Brena BäumleO escritório é uma expressão da identidade de uma empresa. Seu design influencia a mentalidade e comportamento dos funcionários, aumentando ou diminuindo a sua motivação e, como consequência, a sua produtividade. A feira ORGATEC, que acontece a cada 2 anos, irá apresentar em outubro os lançamentos e tendências em mobiliário, piso, acústica, iluminação, meios de comunicação e tecnologias de conferência.
A gama de visitantes profissionais compreende fundadores de start-ups, diretores de PME, planejadores, arquitetos e designers de interiores, bem como executivos de compras e até os departamentos de RH de grandes empresas.

Portal eMóbile – Tendo em vista, edições passadas e expositores confirmados para a edição 2016, o que poderia destacar em relação a novos conceitos para mobiliário para escritório?
Brena Bäumle Os temas centrais da Orgatec deste ano são o trabalho em equipe (co-working) e a digitalização. Especialmente a interação das tecnologias de comunicações com o mobiliário.  Os espaços de escritórios de muitas empresas ainda estão orientados para o trabalho individual e reuniões ocasionais, sendo que trabalhos em equipe dificilmente podem ser realizados em tais locais com a mesma qualidade. Atualmente escritórios que combinam uma maior variedade de espaços são mais eficientes.
Algumas empresas vanguardistas já começaram a mudar o seu layout para acomodar espaços multiusos, salas de aprendizado e treinamento e inclusive ambientes de repouso. E são essas empresas que vem demandado móveis multifuncionais, que com prateleiras móveis, encaixes e rodízios, se adaptam rapidamente. Em 2016, os vários expositores da Orgatec apresentarão interessantes exemplos, que incluem tecnologias para o trabalho em rede, bem como a possibilidade de que membros externos da equipe participem na rotina do projeto com seus mais variados dispositivos de comunicação.
Os visitantes também serão capazes de descobrir como eles podem motivar funcionários e aumentar a atratividade de suas próprias empresas, redesenhando o ambiente de trabalho.
Portal eMóbile – O que poderia destacar sobre o uso de novos materiais e a tendência em design de móveis para escritório? 
Brena Bäumle – A tendência de elementos nostálgicos para interiores de residências também se reflete no mobiliário de escritório. Uma forte tendência na Europa são os móveis e objetos clássicos e o design retrô, que trazem uma sensação de segurança ao agitado mundo corporativo. Materiais agradáveis ao toque, espaços “ultraleves” são quase obrigatórios atualmente, tão essenciais como superfícies com proteção acústica, iluminação otimizada, controle da temperatura e materiais que podem ser adaptados às exigências de trabalho atuais.
A tendência para escritórios abertos continua em alta pressionando a indústria a trazer soluções para esse conceito. Hoje, metade da força de trabalho alemã trabalha em escritórios individuais e só 5% trabalha em escritórios abertos de acordo com um estudo recente da BSO – Office, Seat & Contract Furniture Association.
Outro destaque é o uso de cores para criar uma atmosfera de bem-estar, um ambiente de escritório agradável promove a criatividade e alto desempenho entre funcionários. As cores não só influenciam o humor, mas tem sido utilizadas por arquitetos e designers para criar diferentes zonas de trabalho em espaços abertos.
Portal eMóbile – Poderia comentar um pouco sobre as principais marcas que irão expor na Orgatec 2016?
Brena Bäumle – Estamos muito felizes, pois a edição de 2016 trará os principais nomes desta indústria, entre eles Arper, Dauphin, Haworth, Interstuhl, König + Neurath, Nowy Styl, Sedus Stoll, Vitra e Walter Knoll, mas também WiINI, que esta voltando para ORGATEC este ano. Além disso, temos empresas estreando, como Alias, Tom Dixon, Fredericia e Vondom, bem como importantes players globais de hardware e software como a Microsoft, Polycom e Samsung.
A internacionalidade continua um ponto forte na Orgatec. Mais de dois terços das empresas expositoras são do exterior. Depois da Alemanha, os principais países presentes na feira serão a Itália, Espanha, Turquia, França e os países escandinavos.

Portal eMóbile – Poderia compartilhar alguns números do evento?
Brena Bäumle – Em 2014 tivemos 50.000 visitantes de 123 países (73% dos visitantes são internacionais), 624 expositores oriundos de 41 países que apresentaram seus produtos e serviços em uma área de 105.000 m². Como muitos expositores aumentaram os seus estandes, a Koelnmesse decidiu ampliar em 20% o espaço, com a abertura dos pavilhões 5.3 e 10.2. A edição de 2016, ocupará 130.000 m² de área de exposição.
Portal eMóbile – Que dicas você daria para o visitante brasileiro observar durante a Orgatec?
Brena Bäumle – Acho que além da exposição dos grandes líderes de mercado, que ditam as tendências, vale a pena verificar alguns dos eventos paralelos. Destaco os seguintes:

O Industry 4.0, Work 4.0 and tomorrow’s office: A importância da TI nas empresas irá assumir uma nova dimensão. As transformações da chamada 4ª. Revolução industrial são um dos pontos de discussão da ORGATEC 2016. A influência das novas tecnologias de informação e comunicação se estende para além dos processos de trabalho e equipamento de escritório; eles também têm uma influência direta sobre a arquitetura. (Evento apresentado pelo Centro de Competência “RE / WORK – Momentos de Inspiração por Ippolito Fleitz Group”).
“Life at Work”. A apresentação da conceituada empresa suíça VITRA no Pavilhão 5.2, ilustra compreensivamente a evolução do trabalho, de forma a colocá-lo no contexto direto com as tendências e influências mais relevantes – como a acústica, os têxteis, vegetação, tecnologia e arquitetura.
“The Trend Forum”, moderado esse ano por Hajo Schumacher, apresentará uma série de palestras interessantes e rodadas sobre design de escritório e cultura de trabalho com renomados palestrantes e participantes internacionais.
“Work & Style”, Essa conferência aborda questões sócio-políticas, tais como “Qual o papel do trabalho sobre a identidade da próxima geração? ‘como se transformarão as interfaces entre trabalho, vida e estilo de vida?’ e ‘O que faz um empregador atraente?’ (organizada pelo grupo do jornal DIE ZEIT)
“Smart Office Materials”  uma exposição no Pavilhão 8 sobre os mais novos materiais disponíveis no mercado, suas aplicações e benefícios.
Portal eMóbile – Quais são as orientações para os profissionais brasileiros que tiverem interessem em comparecer ao evento?

Brena Bäumle – Como a feira é segmentada, aconselho os expositores a olharem a planta antes de viajar e se localizarem. Também podem estudar a lista de expositores, que já esta disponível no site www.orgatec.com, para ver os fornecedores mais interessantes. A programação paralela é toda gratuita, mas para não correr o risco de ficar sem lugar, é bom já se inscrever nas que exigem lugar marcado. Os ingressos podem ser adquiridos conosco no Brasil para evitar as longas filas e as nossas operadoras credenciadas estão a disposição para cuidar das reservas de hotel em Colônia.
Para os clientes que não poderão ir, vale acompanhar tudo pelo blog: http://news.orgatec.com/


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook