Novo centro vocacional para o polo moveleiro de Lagoa Vermelha

Inaugurado em Lagoa Vermelha, Centro Vocacional oferecerá cursos e funcionará como incubadora de projetos

Publicado em 3 de dezembro de 2014 | 9:25 |Por: Patricia Blümel

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Centro Vocacional e de Inovação Tecnológica da Indústria Moveleira (Cetimov) de Lagoa Vermelha (RS) foi inaugurado no dia 29 de novembro e oferta cursos e incubadora para projetos inovadores do setor moveleiro. O centro fica no campus Lagoa Vermelha da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Divulgação Prefeitura de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha

Centro Vocacional conta com equipamentos de última geração

“O Centro Vocacional vem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico. O objetivo do novo espaço é buscar a qualificação da comunidade e impulsionar a competitividade por meio da inovação”, explica a diretora da UPF, Maria Stela Bortoncello.

Ela acrescenta: “Vai fortalecer, ainda, as cadeias produtivas do setor moveleiro. Como resultado, acredito que teremos um desenvolvimento socioeconômico da região. Os benefícios serão sentidos primeiro em Lagoa Vermelha, mas com o tempo irão contemplar todos os municípios da região que tiverem interesse no setor”.

Leia mais
– Maquinário integrado permite maior eficiência industrial
– Internacionalização alavanca indústria de Singapura
– Prêmios de inovação têm inscrições abertas

Segundo ela, o empreendimento também consolida os vínculos entre universidade, empresa, comunidade e poder público, favorecendo que as políticas públicas sejam discutidas de forma integrada, com reflexos, inclusive, na melhoria da qualidade de vida.

Divulgação Prefeitura de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha

Autoridades e representantes da academia acompanharam a inauguração do espaço

O projeto é resultado da parceria entre Prefeitura de Lagoa Vermelha, Universidade de Passo Fundo, Cicas, Sicom, Corede Nordeste e Governo do Estado. O espaço está equipado com computadores e softwares específicos e impressoras especiais, como impressora em três dimensões (3D).

Além do Laboratório de Criação, também integra o Cetimov o Laboratório de Produção, que será instalado junto a escola do Senai, em Lagoa Vermelha, onde os alunos terão à disposição equipamentos de uma linha de produção do mobiliário.

Maria Stela conta que a ideia é qualificar desde a mão de obra do chão de fábrica, pessoas leigas, profissionais que estão iniciando nesta área, até aquele que já atua no setor, mas que necessita de aprimoramento. A capacitação técnica e científica atenderá os setores de produção, criação e gestão de design.

Inauguração
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Getulio Cerioli e a primeira dama Carmen Busin, o diretor do Campus, Sérgio Menegaz, também o professor Marcos Frandoloso, que é o coordenador do laboratório. Representando as entidades estiveram a presidente da Cicas, Adriana Manto, o vice-presidente do Sicom, André Antonio Bassani, Ariovaldo dos Santos, do Sintracom. Ainda o vice-presidente da Câmara de Vereadores Ricardo da Rosa e professores da UPF.

Na ocasião, o prefeito Getulio destacou a importância do conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela Administração Municipal em parceria com entidades e sociedade. São elas a construção da escola do Senai, a criação do Cetimov e o trabalho de planejamento estratégico participativo (PlanejaLagoa). Para Getulio, essas ações contribuirão diretamente com o fortalecimento econômico do município e região “Esse é o caminho para consolidarmos nossa indústria”, afirma.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile