Movelprint debate o desafio do acabamento na indústria moveleira

Em sua 2ª edição, o Movelprint – seminário técnico de impressão de padrões e texturas para a indústria moveleira foi realizado em Bento Gonçalves (RS)

Publicado em 13 de outubro de 2016 | 9:26 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

 

_dsc0216

Time de palestrantes do 2º Movelprint. Crédito: Matrixx Multimidia

O grande diferencial das indústrias moveleiras, aliado ao design estratégico, é o acabamento dos processos de pintura ou impressão. Em um momento de mercado em que a redução de custos e a diferenciação são fatores decisivos para as empresas, o Movelprint chega para levantar questionamentos sobre o que já vem sendo, há tempos, praticado no mercado externo.

Com controles, características e preocupações técnicas muito diferentes, a impressão decorativa ou “decor printing” é a realidade de grande parte das indústrias moveleiras nos principais mercados produtores no exterior. A qualificação das equipes de trabalho é o grande segredo para alcançar tais resultados. Por esta razão, um grupo de empresas, especializadas no processo de pintura e impressão uniu conhecimentos para levar preciosas informações técnicas aos fabricantes de móveis de todo o país, no MovelPrint – Seminário Técnico de Impressão de padrões e texturas para a indústria moveleira.

A 2ª edição do MovelPrint abordou temas como os tipos de impressão nas linhas de pintura e secagem, qualidade total na pré-impressão e gravação, a pintura com a tecnologia de gravação direta na borracha, debate sobre os critérios na escolha da borracha para a impressão de qualidade superior, lâminas adequadas para melhorar o produto e conservar o cilindro, variáveis de controle de tintas UV e sobre os benefícios e oportunidades da impressão digital na indústria moveleira. Com foco em projetos de consultoria às indústrias moveleiras, trabalhando com viés técnico, a ProjetoPack & Associados, promotora do evento, reuniu empresas parceiras para apresentarem no evento soluções estratégicas.
_dsc0174

Com ampla capacidade técnica, os palestrantes apresentaram dicas para cada etapa do processo. Segundo Alexandre Pastrolin, Gerente Comercial da Crippa Máquinas, “O acabamento final somente terá uma excelência se os equipamentos da empresa forem adequados. Com máquinas apropriadas, a primeira etapa deve ser calibrar o material com as lixas na granulação certa, porque um material com diferente espessura ou com um lixamento inadequado pode acabar com o resultado final, acarretando em aplicação desproporcional de material na peça, riscos da lixa, grande absorção de produtos, etc. A aplicação de massa também pode ser um grande vilão neste processo, pois a base (massa) é o que dará um suporte para que as demais camadas de pintura (primmer) e impressão tenham ótimos resultados”, destacou Pastrolin.

Neste processo, a matriz de impressão é o coração do conjunto impressor, pois é ela quem é responsável por transferir o desenho. Segundo o Diretor de gravação e produtos de imagem da Laserflex, Otavio Augusto Kaiel Ronconi, “do ponto de vista de produção de matrizes para impressão, o principal aspecto a ser levado em consideração pelo fabricante de móveis é o planejamento. Ele deve, com antecedência, iniciar o projeto de um novo desenho para que, com tempo hábil, consiga a melhor definição possível, o perfeito ajuste de cores e máquina. Portanto, ao optar por desenvolver um novo desenho, ele deve dar tempo para pesquisa, desenvolvimento, produção de protótipos e para os ajustes finais”.

Para Ricardo Augusto Lie, da Ampla Digital, fabricante de impressoras digitais de grandes formatos, “especificamente com relação à impressão digital, a indústria moveleira nacional está em um estágio bastante inicial. Isso significa um mar de oportunidades para quem possui um perfil mais arrojado e com capacidade de desenvolver comercialmente as potencialidades que a impressão digital oferece”. Também, segundo ele, para um bom trabalho de impressão é imprescindível a obtenção de arquivos e originais de imagens de alta qualidade e resolução. Na impressão, a correta manutenção e ajustes dos equipamentos é de fundamental importância para um bom resultado final.

Realizado no dia 28 de setembro, no Senai, em Bento Gonçalves, o Seminário Movelprint recebeu cerca de 150 pessoas, que vivenciaram um dia de muito conteúdo e informações técnicas, que certamente farão a diferença nesta etapa do processo produtivo em toda a região.

O evento contou com o apoio de importantes entidades ligadas ao setor, entre elas: Sima (Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas), Simovale/Amoesc (Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai), Sicom (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Lagoa Vermelha), Sindimol (Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do ES), Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do RS), Affemaq (Associação dos Fornecedores para a Indústria de Madeira e Móveis) e do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, que acolheu os participantes em sua estrutura.

Aspectos técnicos:

Diretor e Consultor da ProjetoPack & Associados, Aislan Baer, destaca que conseguir obter resultados excelentes na impressão moveleira é algo desafiador. Primeiro, é preciso que a máquina impressora seja mantida em condições adequadas de manutenção, limpeza e projetada para apresentar a menor variação mecânica possível. Neste contexto, a Crippa têm empreendido esforços constantes para prestar um serviço de pós-venda e suporte técnico de alto nível aos seus clientes, bem como dedicação absoluta no aperfeiçoamento de suas linhas de impressão.

Os cilindros e pré-impressão são etapas primordiais para garantir bons resultados, afinal, são os elementos de transferência da imagem original. Se forem concebidos com controles e parâmetros precisos de gravação, há grande probabilidade de que a imagem seja impressa com qualidade e uniformidade.

Neste aspecto, tanto Laserflex quanto Rotocrom, com suas tecnologias diferentes e grande experiência, atribuem confiabilidade ao processo de impressão de seus clientes. A impressão de qualidade depende, em grande parte, da qualidade do revestimento dos rolos/cilindros. Esta variável é a área de conhecimento da PCR, que além da experiência e do suporte, possui uma estrutura laboratorial inigualável, permitindo desenvolver compostos de borracha e elastômeros apropriados para cada necessidade específica do processo de seus clientes.

Um pequeno, mas não menos importante elemento do processo é a lâmina raspadora. A Steelserv, especialista no assunto, fornece lâminas adequadas, que auxiliam não somente numa impressão de qualidade, mas contribuem para o aumento da vida útil dos cilindros e ajudam a economizar tintas, primers e vernizes.

Ter uma tinta UV diferenciada é um dos pontos mais importantes de um bom processo de impressão. Profundos conhecedores de revestimentos UV, a Verti traz produtos diferenciados, com qualidade gráfica, aos seus clientes moveleiros, com um atendimento personalizado e técnico, no chão-de-fábrica.

A impressão moveleira pode alçar novos patamares, ao complementar seu negócio tradicional – a impressão em rotogravura em papel ou chapas – com soluções digitais. É possível personalizar produtos, criar valor aos clientes finais e, estrategicamente, sair do lugar-comum e elevar margens. É possível ainda ganhar uma agilidade sem precedentes, no que tange ao desenvolvimento de protótipos. Nesta área, a Ampla – maior empresa nacional de soluções digitais – está a postos para atender a indústria moveleira nacional.

Todas estas variáveis estão condicionadas a um ponto em comum: serão gerenciadas por pessoas. Se estes operadores das linhas de impressão não forem treinados adequadamente, se não tiverem procedimentos técnicos para seguir e se não houver diálogo técnico entre todos os fornecedores da cadeia, a excelência não será atingida ou, o que é pior, haverá muito desperdício de tempo e dinheiro. A ProjetoPack ocupa esta lacuna: especializada em processos de impressão, ela comercializa o serviço de treinamento técnico de operadores das linhas de impressão e a assessoria técnica para integrar os diferentes fornecedores, visando redução de custos, aumento de eficiência e melhoria de qualidade dos produtos impressos de seus clientes. (Fonte: PSCOM Eventos Corporativos)

movelprint-4

Grupo de Peruanos que participou do evento. Crédito: Matrixx Multimidia

movelprint-1

Marcos De Carli, ladeado por Aislan Baer (esquerda) e Marcelo Fecchio (direita), organizadores do evento


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook