Móvel sustentável: soluções da Farben para linha de pintura

A Farben oferece cinco linhas de pintura que são à base de água, direcionada para a indústria moveleira

Publicado em 20 de dezembro de 2016 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Farben - Tinta - Acabamento para Móveis (2)Tecnologia e inovação. Essas duas palavras colocaram a Farben entre as principais empresas do segmento de tintas e vernizes no cenário nacional. Fundada em 1993, a empresa possui um parque fabril localizado em Içara (SC). Além do setor moveleiro, a Farben desenvolve e produz tintas e vernizes para os setores: automotivo, industrial e imobiliário, exportando para os países, Equador, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Peru e Chile.

Dentro dos insumos “verdes”, a Farben oferece cinco linhas de produtos que são à base de água, direcionada para a indústria moveleira: Linha Massa, Tingidores, Primer, Seladores e o lançamento apresentado na FIMMA 2015, Envernizamento Poliuretâno Base d’água.

O supervisor do laboratório de desenvolvimento da Farben, Altamiro Antônio Maria, esclarece que todos os produtos possuem a mesma funcionalidade dos insumos com base de solvente e se apresentam em diversas cores. “A grande diferenciação entre eles é o caráter sustentável. Sendo a base de água, os produtos possuem vantagens para quem os utiliza e também para o meio ambiente. Livre de odores e vapores tóxicos e sem agredir a pele, os produtos são facilmente aplicáveis. A formulação das tintas mais amigáveis ao meio ambiente apresenta redução na emissão de compostos orgânicos voláteis que provocam danos à saúde e ao ambiente”, explica.

Linha Ultra Violeta – Ainda para a indústria moveleira, a Farben possui a Linha Ultra Violeta, formulada a partir da tecnologia da cura por radiação, na qual há a conversão instantânea de um líquido reativo (tintas ou vernizes) em um sólido, induzido pela luz ultravioleta. Toda a linha UV é 100% livre de emissão de solventes. Apresenta, também, economia de energia, uma vez que a cura acontece imediatamente após a incidência da energia UV e economia de uso, por se tratar de um sistema mono – componente, pode sofrer interrupções no uso sem que ocorra a secagem do material.

O químico formulador, da Farben, Fabiano Figueiredo, destaca outros benefícios da Linha UV: “A Linha UV produz apenas energia limpa, sem emissões de gases e vapores, possuindo, ainda, taxa de produção mais elevada, quando comparada a sistemas de pintura tradicionais, uma vez que o processo de cura é uma reação química que ocorre em uma fração de segundo”, compartilha.

Enfatizada durante a FIMMA 2015, o produto Impressão Tripla com alto relevo, também da linha UV, imita o veio da madeira com maior fidelidade, e segue a mesma linha dos outros produtos com tecnologia UV, não agredindo o meio ambiente e os utilizadores.

O engenheiro ambiental, Lucas Justi, acrescenta que a Farben possui o projeto Geração Sustentável com atividades de educação ambiental com a participação dos colaboradores em escolas municipais. “A empresa desenvolve programas ambientais, como a utilização de material reciclado na fabricação de seus produtos, a substituição de matéria-prima não renovável, a captação de água da chuva e sua utilização e reuso em circuito fechado, a coleta seletiva em parcerias com cooperativas de catadores, o plantio de árvores frutíferas no parque fabril, a valorização de resíduos industriais perigosos para fins nobres de transformação em energia (coprocessamento), edificações sustentáveis visando a conservação de recursos naturais, incentivo ao reaproveitamento de materiais de expediente”, sinaliza.


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook