Móvel sustentável: produção responsável de ferragens para móveis

Tratamentos de resíduos e reciclagem são algumas práticas responsáveis adotadas pela FGVTN

Publicado em 23 de dezembro de 2016 | 10:15 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A FGVTN Brasil produz componentes para móveis, atendendo indústrias, marcenarias e revendas de todo o País. A linha de produtos engloba acessórios de alto valor agregado, que são utilizados em móveis de ambientes da casa e do escritório.

Para prestar um bom atendimento, a organização dispõe de maquinário de última geração e de uma equipe qualificada. Além da sede em Curitiba (PR), a empresa conta com o Showroom FGVTN Brasil. O espaço, situado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, demonstra o que há de mais moderno em sistemas de ferragens para móveis.

Divulgação FGVTN

Dobradiça FGVTN

TN Slowmotion

Na linha de produção da fornecedora há dois processos de acabamento: galvânico (zincagem) e pintura eletrostática. Desses processos resultam efluentes que precisam ser tratados.

A FGVTN possui uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), na qual os resíduos são tratados e passados por um “Filtro Prensa”, para reduzir o volume. O lodo resultante da técnica é enviado a empresa especializada em destino final de resíduo e a água resultante é destinada a rede de coleta de esgoto, o que comprova que a ETE é eficiente no tratamento, é que temos a anuência da Sanepar para a ligação do efluente na rede de coleta de esgoto.

A fornecedora conta ainda com um sistema de Lavador de Gases, no qual os gases provenientes do processo de galvanização são tratados antes de ser liberado ao meio ambiente.

Todo material resultante dos processos de produção, são destinados corretamente, como:

  • Reciclagem de papel, papelão, plástico e metais;
  • Destinação de todos os EPI´s utilizados;
  • Utilização de toalha industrial para limpeza dentro da área fabril. Há uma empresa fornecedora realiza higienização e troca quando necessário da toalha;
  • Todas as lâmpadas substituídas são enviadas a empresa que faz a descontaminação e destinação correta do material.
  • Todo óleo utilizado e resultante de nossos processos é enviado para empresa especializada para reutilização.

A FGVTN já se adequou as especificações sancionadas pela União Europeia, a chamada Norma ROHS (Restriction of Certain Hazardous Substances, em português, Restrição ao Uso de Certas Substâncias Perigosas), que proíbe o uso de substâncias tóxicas como cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente (Cr(VI)), bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb) em produtos elétricos, eletrônicos ou que sejam fabricados com metais, em geral.

Grupo Reciclamb – O Grupo Reciclamb é um grupo de melhoria interna da FGVTN que atua em três frentes de trabalho: 5S, Reciclabm e Meio Ambiente.

A coordenadora de Suprimentos da FGVTN, Rosinda Angela da Silva, explica que o Reciclamb foi formado em fevereiro de 2008 e possui 10 colaboradores de diversos setores, com representantes tanto da fábrica quanto do administrativo, os quais se reúnem mensalmente para discutir e implementar ações de melhoria por toda a fábrica.

“Um dos objetivos é garantir que os resíduos gerados pelo processo da FGVTN tais como papelão e plástico sejam corretamente separados e encaminhados para uma empresa de Reciclagem. Os valores arrecadados pela venda dos resíduos se revertem em ações para os próprios colaboradores, tais como confecções de camisetas, squeeze, eco bags e outros brindes”, esclarece.

Rosinda acrescenta que para manter os colaboradores comprometidos com a causa Ambiental, o Grupo organiza atividades ao longo do ano com o objetivo de fomentar o consumo consciente nas pessoas e o combate a qualquer tipo de desperdício.


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook