Setor moveleiro apresenta recuo na produção em janeiro

Na indústria geral a produção nacional mostrou uma variação negativa de 0,1% em relação ao mês de dezembro de 2016

Publicado em 10 de março de 2017 | 16:20 |Por: Paulinne Giffhorn

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

De acordo com a pesquisa mensal que avalia o crescimento das atividades de indústria em janeiro de 2017, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor moveleiro apresentou um recuo de 0,03% na produção em relação a janeiro de 2016. A variação negativa se repete ao analisar o acumulado de janeiro a janeiro, com -0,04% e também no acumulado dos últimos 12 meses, apresentando um valor de -0,11%.

Shutterstock

IBGE

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, a produção física de móveis obteve um déficit de -2,7%.

Também com base na Pesquisa Industrial Mensal, a produção física de móveis obteve um déficit de -2,7% comparado a janeiro de 2016. A variação percentual mês/mês com ajuste sazonal indicou que o setor, em janeiro, teve -1% de crescimento.

Na indústria geral, conforme a série livre de influências sazonais, a produção nacional mostrou variação negativa de 0,1% frente ao mês anterior, após acumular expansão de 2,9% nos dois últimos meses de 2016.

Com o recuo de 5,4% em janeiro de 2017, a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, permaneceu com a redução no ritmo de queda iniciada em junho de 2016 (-9,7%).

Em comparação com igual mês do ano anterior (sem ajuste sazonal), o total da indústria apontou crescimento de 1,4% em janeiro, interrompendo 34 meses consecutivos de resultados negativos nesse tipo de comparação. Na passagem de dezembro de 2016 para janeiro de 2017, 12 dos 24 ramos pesquisados pelo IBGE apontaram taxas negativas.

Metodologia
Os indicadores de quantum utilizam dados primários da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF). O painel de produtos e de informantes acompanhado é uma amostra intencional obtida a partir das informações da Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa) e da Pesquisa Industrial Anual – Produto (PIA-Produto) do ano de 2010, representando aproximadamente 85% do Valor da Transformação Industrial da PIA-Empresa do ano de 2010, abrangendo 944 produtos e 7.800 unidades locais a partir de janeiro de 2012.

A publicação completa da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) pode ser acessada aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile