Móveis multifuncionais ainda são desafio - eMobile

Móveis multifuncionais ainda são desafio

Indústria moveleira ainda tem poucas opções de ferragens para atender demanda de móveis multifuncionais

Publicado em 18 de dezembro de 2014 | 15:31 |Por: Patricia Blümel

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

“Estamos reféns da indústria de ferragens e acessórios. Venho pesquisando a viabilização da produção dos móveis multifuncionais no mercado interno e vejo como nós, designers, nos vemos de mãos atadas pela falta de parceria nesse sentido”. O desabafo feito pela designer de produtos Adélia Aparecida Covre evidencia um mercado que ainda tem muito espaço para ser explorado pela indústria.

A procura por ferragens que atendam a diversas funções vem aumentando, principalmente, com o lançamento de imóveis com tamanhos cada vez mais reduzidos e que exigem dos profissionais projetos de mobiliário que supram as necessidades dos moradores. “Esse conceito de moradias menores já está no Brasil há pelo menos três anos”, informa Adélia.

A designer acredita que esse tempo já deveria ter sido suficiente para investir em pesquisa e desenvolvimento. “Parece que existe uma falta de vontade da cadeia moveleira em atender esse nicho”, constata. Segundo Adélia, o mercado americano sofreu em 2009 com a crise imobiliária e muito rapidamente a indústria moveleira apresentou soluções como o Combo Bedroom, o equivalente ao móvel multifuncional.

Ana Paula El Jamal, diretora da Arqshop Metais, Ferragens e Madeiras concorda que ainda existe espaço para ser explorado. “O que percebemos é que os fornecedores começaram a correr atrás do prejuízo agora, até porque, com a concorrência é preciso aliar garantia e preço competitivo.”

Soluções

Uma das indústrias de ferragens que investem em soluções para esse mercado é a Häfele. A primeira ferragem multifuncional para camas foi a Bettlift, comercializada nacionalmente desde 2005. Segundo a empresa, após a boa aceitação do produto novas soluções foram incorporadas ao portfólio, como o Tavoletto e o Duoletto.

E os números atestam o sucesso. A Bettlift vem tendo um aumento médio de 130% por ano nas vendas. Avaliando o histórico de comercialização referente aos cinco últimos anos, o resultado é ainda mais impressionante, com aumento nas vendas superior a 1.500%. “Isso demonstra claramente um aumento na procura por essas soluções”, afirma o gerente geral de produtos, Thomas Schwenne.

Para ele, não há dúvida de que a redução das plantas imobiliárias foi um dos motivos que influenciaram a elevação da demanda. “Com menos espaço disponível, os moradores se veem obrigados a encontrar soluções que possibilitem o uso funcional do espaço. Assim, móveis versáteis, multifuncionais e que se adaptam a diferentes necessidades têm sido cada vez mais procurados”, avalia.


Os comentários estão desativados.

eMobile