Mostra Abit: cores e tendências em tecidos para móveis

Rústicos de fibras naturais, como as variações do linho, estão entre as tendências para a indústria moveleira em exibição na ForMóbile

Publicado em 27 de junho de 2016 | 8:36 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

cloth-983980_1920

 

O setor têxtil brasileiro é responsável por 16,7% dos empregos, sendo 1,5 milhão de empregados diretos e oito milhões de postos indiretos. Para se ter ideia, somente o setor têxtil paulista corresponde a 30% de toda a cadeia nacional e reúne cerca de 500 mil trabalhadores, ou seja, aproximadamente 30% do total geral da cadeia têxtil e de confecção brasileira de empregados diretos. Em termos de participação, os estofados representam 10,8% da produção total de móveis no último ano e o setor de colchões, com 33,5 milhões de peças produzidas em 2015, teve alta de 6,6% em relação a 2011.

Pensando na importância desses setores e no foco para a retomada do mercado moveleiro, que tem expectativa de crescimento a partir do segundo semestre deste ano, durante a ForMóbile – Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis irá acontecer a Mostra de Tecidos da Abit em um espaço exclusivo, oferecendo ao visitante a possibilidade de conhecer os últimos lançamentos e tendências em tecidos para fabricação de móveis, com produtos expostos de cerca de 20 fabricantes nacionais do segmento.

Novidades no mercado têxtil – De acordo com Isabel Pires, Coordenadora. Executiva do Comitê DecorHabit o evento contará com as principais tendências em cores, tipos de tecidos e texturas que são referência no mercado exterior. “Os rústicos de fibras naturais são os que mais se destacam, como, por exemplo, as variações do linho, cuja demanda vem aumentando muito nos últimos tempos. Há bastante exploração do uso dessa matéria-prima natural. Os tecidos acamurçados continuam neste ano, porém o espaço foi reduzido para o suede amassado e o animale”, avisa.

Entre os expositores, A Nobel Tex aposta no apelo rústico e natural, com tecidos em viscose, linho, fibras naturais, ou em outros tecidos que inspiram o conceito. A BNB, empresa do Grupo Marcondelli, participará da ForMóbile pela segunda vez, trará uma nova coleção de tecidos estampados para estofados e decoração e destaca que seus produtos são estampados e desenvolvidos no Brasil, o que gera economia e otimiza sua produção.

Oportunidade – Com mais de 40 anos de atuação, a Paranatex estará na ForMóbile por diversos fatores. De acordo com João Guilherme Vilas Boas, responsável pelo Marketing da Paranatex o público de 60 mil visitantes, com cerca de 750 expositores é um deles. “E a própria feira que é tão renomada no segmento. A Paranatex é uma empresa experiente também no setor de decoração, e bem estabelecida cuja fiabilidade e qualidade são bem representadas pelo seu portfólio, sendo assim acreditamos que a ForMóbile está à altura de nossa empresa” conclui.

Bons índices – Em 2015 as indústrias de móveis faturaram R$ 51,7 bilhões, uma alta de 2,1% em relação a 2014 e exportaram mais de U$ 478,6 milhões. Para este ano, de acordo com o IEMI, a produção de móveis deve ter alta de 3,6% com estimativa de atingir R$ 53,5 bilhões. “O tecido é um dos maiores componentes de um móvel estofado. Neste sentido, ter na feira uma mostra de tecidos é importante porque os visitantes terão à sua disposição todos os insumos necessários à fabricação do seu produto”, afirma Isabel.
Serviço
FORMÓBILE – FEIRA INTERNACIONAL DE FORNECEDORES DA INDÚSTRIA MADEIRA EM MÓVEIS
Local: Pavilhão de Exposições Anhembi – São Paulo
Data: 26 a 29 de julho de 2016

Mostra de Tecidos da Abit
Credenciamento –


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook