Megatendências para o setor moveleiro é destaque no congresso

Durante o Congresso Nacional Moveleiro, a gerente de marketing da Lectra, Patricia Costa, compartilhou o resultado de uma pesquisa com os participantes

Publicado em 21 de setembro de 2017 | 18:11 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Uma das palestras previstas na programação do 8º Congresso Nacional Moveleiro, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) foi a apresentada pela gerente de marketing da Lectra para a América Latina, Patricia Costa.

A palestrante comentou quatro megatendências para o setor moveleiro, que resultam de uma ampla pesquisa realizada fornecedora de soluções de alta tecnologia voltadas para as indústrias de mobiliário, moda e automotiva. Com um sotaque típico de Portugal, Patricia comentou que a Lectra dedica 9% do resultado para investimentos na área de Pesquisa e Desenvolvimento. A gerente aproveitou a oportunidade para convidar os participantes do Congresso a participar do Furniture Event, que ocorre em novembro, na sede da companhia em Bordeaux, na França.

Millennial
A primeira megatendência apontada foi a importância de se compreender o comportamento da geração Millennial, nascidos entre 1980 e 2000, que representa mais de 2 bilhões da população mundial. Trata-se da maior geração trabalhadora da história da humanidade. Além de serem os mais preocupados com sustentabilidade.

divulgação lectra

Softwares da Lectra auxiliam na confecção de peças inovadoras

Patricia, que tem 36 anos, reconhece-se como uma Millennial. Morou em cinco países mesmo sem nunca ter adquirido uma residência própria, não possui carro próprio para evitar lidar com as demandas de manutenção de um veículo e não frequenta mais supermercado para realizar as compras recorrentes, preferindo utilizar o e-commerce.

“Um problema é achar que o mundo está mudando. Na verdade, o mundo já mudou. A velocidade de adoção de tecnologia e de disseminação de informações é muito ágil”, assinala.

A palestrante assinalou que uma consequência do comportamento do Millennial é o Social Shopping, ou seja, a tendência do consumo sem barreiras (geográficas, de horário) na qual se compartilham ideias de usos e compra de produtos via redes sociais.

Nesse sentido, observou a oportunidade de parceria realizada entre a Iniciativa Tok&Stok com Pinterest na qual foram instalados botões de pins nas lojas físicas da rede. Outra conclusão sugerida por ela é a força da customização para esse segmento de consumidores que deseja imprimir sua personalidade nos produtos. Ou seja, os influenciadores digitais tornaram-se grandes porta-voz das marcas.

Digitalização
A segunda megatendência destacada está relacionada ao processo de digitalização.
A regra é virtualizar o máximo possível. Isso abre espaço para novos modelos de negócio na era digital como os serviços de cloud, analytics avançada e armazenamento, e o “as a service” que incentiva que o consumidor deixe de comprar para alugar. A popularização dos smartophones sustenta a crescimento da realidade aumentada. São efeitos o desenvolvimento da inteligência artificial e da internet da coisas (IoT)

Indústria 4.0
Tema presente na programação do Congresso Nacional Moveleiro, a indústria 4.0 avança rapidamente em países industrializados como França, Alemanha, Estados Unidos e China sendo fortemente apoiada por iniciativas governamentais. Dentre outras soluções, a indústria 4.0 possibilidade de inventário em tempo real, a Agile Manufacturing e Mass customization. O “made to measure” é o novo modelo de negócio.

A nova China
Reconhecida como grande fábrica do mundo, a China se converte agora em grande consumidor. Isso devido à ascensão social e melhor distribuição de renda. Visando inúmeros objetivos para o avanço industrial, o projeto Made China 2025 tem por base a indústria 4.0 e seus resultados devem colocar o país em um novo patamar. Patricia Costa concluiu a apresentação com uma mensagem: “Neste momento, agilidade, produtividade e velocidade é o faz a diferença”, considera.

8º Congresso Nacional Moveleiro
Quando: 21 e 22 de setembro de 2017.
Onde: Campus da Indústria Fiep – Centro de Convenções Horácio Coimbra: avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba, PR.
Inscrições: gratuitas, mediante a doação de um livro.
Faça sua inscrição


Os comentários estão desativados.

eMobile