Marta Manente fala sobre perfis e puxadores

Em entrevista, a designer Marta Manente fala do mercado e das tendências em puxadores e perfis-puxadores para móveis

Publicado em 3 de outubro de 2014 | 9:09 |Por: Thaís Laurindo

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Divulgação Akeo

Akeo

Puxador Evita, da Akeo, aplicado ao móvel

Portas ‘de abrir’, portas ‘de correr’ ou mesmo as modernas portas e gavetas com sistema push to open (empurre para abrir): o mercado tem buscado a todo dia novas soluções ou mesmo a modernização de peças já tradicionais. O formato, o design, o material, o tamanho, o acabamento, tudo interfere na aplicação de puxadores e perfis-puxadores para móveis. Quando o assunto é tendência, é sempre necessário ficar atento, pois, assim como no mundo da moda, elas vêm, vão e voltam. É o que nos atenta uma das mais renomadas designers do setor, Marta Manente, em entrevista exclusiva para a revista Móbile Fornecedores.

Quais são as melhores opções para cada ambiente, o que há de mais moderno no segmento? Para responder a essas e mais perguntas, a próxima edição 265 da publicação traz uma matéria especial sobre perfis e puxadores para o setor moveleiro. Além da designer, foram ouvidos os principais fornecedores destes acessórios no Brasil. Enquanto isso, confira abaixo a entrevista com Marta Manente.

Leia mais:
– Ferragens e acessórios importam, sim!
– Marta Manente é a nova blogueira do Portal eMobile
– Acesse os títulos Móbile e RG Móvel via tablet

Divulgação Marta Manente

Marta Manente

A designer Marta Manente fala das tendências em puxadores e perfis-puxadores para móveis

Portal eMobile – Além da funcionalidade óbvia dos perfis e puxadores aplicados aos móveis, como eles agregam valor ao mobiliário?
Marta Manente – Os puxadores dão o toque final a qualquer móvel. É através da escolha correta do puxador ou perfil que o mobiliário cria uma identidade marcante. O importante é desenvolver o móvel já se integrando ao design característico do acessório, fazendo com que todos os elementos principais tenham a mesma proposta. Além da estética, puxadores compõem a ergonomia do projeto de mobiliário.

Quais devem ser os critérios de escolha de perfis e puxadores para cada ambiente da casa?
Marta – Tudo depende da proposta do projeto do móvel. Em minha opinião, acho que hoje em dia não existem regras de escolha de tamanhos e acabamentos. Temos apostado na ousadia da mistura de tamanhos e formas de puxadores em um mesmo móvel, assim ofertando diferencial estético à peça. Por exemplo, para cozinhas, puxadores com design clean, ou perfis facilitam a higiene do ambiente. Em salas e homes, os puxadores podem ser escolhidos pelo extremo da estética – clean, neutralizando e deixando os espaços mais minimalistas, ou bem marcantes conforme o estilo do projeto.

Quais são as principais tendências do segmento, considerando os nichos populares e de alta decoração?
Marta – Na alta decoração estão em voga temas sustentáveis e retrôs, como nos acabamentos envelhecidos. Os cristais também continuam esbanjando sofisticação. Para linhas populares, puxadores com o estilo clean e alongados modernizam os produtos. Entre os acabamentos, o cromado faz a combinação perfeita para destacar móveis de painéis.

Com o avanço tecnológico e estudos na área de pesquisa e desenvolvimento de móveis para atender espaços cada vez menores, os perfis-puxadores e os sistemas push to open vêm ganhando espaço. Seria esse o futuro da indústria moveleira?
Marta – Em ambientes de cozinhas ainda aposto no uso de puxadores nas áreas de trabalho (perto de pia e fogão) pela higiene e praticidade de uso. Já os sistemas push to open são perfeitos para salas de estar e móveis de apoio no dormitório, pois os frontais destas peças ficam limpos e modernos. Gosto muito em ambientes pequenos de escolher puxadores sem cantos vivos, com detalhes nas pontas arredondados que proporcionam segurança e fluidez no mobiliário. Ainda acredito que haja mercado para todos os estilos de puxadores e acessórios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile