Marchetaria oferece toque de arte aos ambientes

Técnica milenar ganha releitura com a utilização das lâminas pré-compostas Alpi e marca presença na Casa Cor São Paulo 2015

Publicado em 30 de junho de 2015 | 9:15 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A marchetaria é uma técnica de montar, incrustar ou aplicar peças recortadas de madeira utilizando suas cores, veios e traços naturais para compor desenhos e figuras, garantindo versatilidade na decoração. Um dos métodos de realizar a prática de personalizar peças é utilizando lâminas pré-compostas de madeira da Alpi – fabricante do produto que a Sayerlack representa de forma exclusiva no Brasil.

O apelo vintage da marchetaria nas peças valoriza todos os estilos de projetos, criando ambientes carregados de história e identidade. A técnica pode ser vista no projeto Joalheria Design das designers Adriana Scartaris e Semara Brito, que está na Casa Cor São Paulo, aonde foi aplicada pelos marceneiros da AD Móveis nos tampos das mesas, em um desenho semelhante ao do piso.

Silvia Celani

Marchetaria Alpi Sayerlack

Mesa feita pela AD Móveis com a técnica de marchetaria

Diferente dos projetos tradicionais de marchetaria, feitos com pedaços de madeira, na criação destas peças, as profissionais escolheram as lâminas Alpi nos padrões Noce e Patinado Bege Quartier.

Leia mais
Fornecedores 270 em circulação
Veja novos padrões de lâminas da Alpi
Marchetaria em padrões da Formica®

Segundo Adriana e Semara, este recurso ofereceu o diferencial do “feito à mão”, que é uma forte tendência. “Além de oferecer um acabamento perfeito, as lâminas são mais maleáveis e facilitam o trabalho do mestre marceneiro. Foi uma experiência muito interessante resgatar a técnica da marchetaria e editá-la para os dias de hoje. Já estamos especificando em outros projetos do escritório, pois a excelente marcenaria já acostumada com a qualidade dos produtos Alpi da Sayerlack também é minha parceira há anos”, destaca Adriana.

As designers já conheciam as lâminas Alpi há muito tempo e sempre especificam por conta da grande opção de padrões, largura das lâminas (que facilita o trabalho com melhor resultado e menos emendas) e pelo conceito eco responsável seguido pela empresa.

Acabamento

Para realçar a beleza dos veios, a AD Móveis utilizou o verniz alto brilho da Sayerlack como acabamento, que além de destacar a arte realizada em marchetaria, protege e garante durabilidade ao móvel. Segundo Dirceu Bindandi, sócio proprietário da empresa AD Móveis e Decoração, a utilização dos produtos da Sayerlack deixou o projeto impecável e com acabamento de alta qualidade.

Divulgação Sayerlack

Marchetaria Alpi Sayerlack

Pranchas com acabamento poliéster com brilho da Sayerlack

“Seguimos as especificações das designers que nos brindaram com esta técnica de marchetaria com aplicação de verniz alto brilho, deixando as peças, além de incrivelmente bonitas, bem protegidas e acabadas”, explica Dirceu. O resultado da combinação de ambos os produtos ficou excelente, opina o marceneiro. “A alta cobertura e acabamento perfeito deixam qualquer trabalho com ótima qualidade, moderno, atual, sempre contando com produtos de última geração em tecnologia”.

Variedade
A Sayerlack disponibiliza mais de 60 padrões das lâminas Alpi com exclusividade no Brasil. Com esta diversidade, entre radicas, madeiras linheiras e com catedrais evidentes, há sempre uma opção perfeita para cada tipo de móvel e ambiente. Também é possível escolher entre padrões de personalidade e tonalidades marcantes ou com cores claras e detalhes sutis. Além das vantagens estéticas, as lâminas Alpi apresentam a continuidade nos desenhos dos veios, cores uniformes e um tamanho superior ao dos painéis tradicionais nas dimensões: 310 x 62 cm, 208 x 62 cm e 250 x 62 cm e podem ser utilizadas em todos os tipos de móveis.

Casa Cor São Paulo 2015
Onde: Jockey Club – Av. Lineu de Paula Machado, 875 – Cidade Jardim
Quando: de 26/05 a 12/07 das 12h às 21h30 de terça a sábado e das 12h às 20h aos domingos e feriados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook