Engenheiros da Embraer explicam marcenaria de luxo em Arapongas (PR)

Sima e Senai incentivam integração entre gestão industrial e de negócios

Publicado em 1 de junho de 2016 | 15:13 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

 

workshopIdeaChallenge

O Workshop Idea Exchange realizado no dia 16 de maio no Instituto Senai em Madeira e Mobiliário promovido pelo Sindicato das Industrias Moveleiras de Arapongas (SIMA) em parceria com o SENAI trouxe aos participantes uma leitura sobre a importância da integração entre gestão industrial e a gestão do negócio para a competitividade da empresa.

O evento faz parte do programa de relacionamento da nova gestão do Sima e teve a presença da Embraer por meio da Unidade de Manufatura situada em Gavião Peixoto (SP) e da Unidade de Desenvolvimento de Interiores para Aeronaves situada em São José dos Campos (SP), todas ligadas à área de negócio da aviação executiva da empresa.

Na mesa de debates estavam os engenheiros Clenilson J. Gonçalves – responsável pelo desenvolvimento de interiores; Leonardo Corvello – gerente da unidade de manufatura; Vinicius Seno – supervisor da unidade de manufatura; e Fábio Costa – líder do projeto de parceria Senai/Embraer.

De acordo com Nilson Carlos Stefani Violato, gerente do Instituto Senai em Madeira e Mobiliário, a programação foi intensa envolvendo visitas ao Senai em Arapongas pela manhã; as empresas Caemmun e Colibri, encerrando um o Workshop.

Na abertura do evento, o Sr. Irineu Munhoz, presidente do Sima e Coordenador do Conselho Temático da Indústria do Mobiliário da FIEP, ressaltou a importância do intercâmbio de ideias e experiências que visitas como essas trazem. Compartilhou ainda as boas práticas de processos, pessoas, desafios e a melhoria constante nos processos da indústria seriada e suas necessidades de aprimoramento.

Os engenheiros da Embraer compartilharam com o setor moveleiro, que a marcenaria de luxo utilizada no interior dos aviões executivos são produtos que precisam garantir a qualidade sem deixar de atingir a busca da produtividade, da melhoria dos processos e promover a competitividade da unidade no resultado dos negócios.

Cada um com as experiências de suas áreas, relataram que a integração entre desenvolvimento integrado do produto, promovem uma ação de gestão capaz de trazer às suas equipes os indicadores de produtividade e a motivação necessária para com os valores da empresa.

A solução para a evolução do negócio está intimamente associada ao conjunto de medidas e atitudes patrocinadas pelos gestores nos diversos níveis das empresas calcadas no tripé que envolve a compreensão da necessidade do cliente final; a engenharia construtiva integrada aos processos qualitativos e eficientes; e ao resultado da entrega do produto.

Violato conta que 10 empresas participaram da iniciativa e frisa que as companhias ressaltaram a qualidade e a importância do evento.


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook